Brasil,

10 filmes para assistir sobre segurança da informação e privacidade de dados

Especialista em cibersegurança dá dicas de longas-metragens para quem quer ficar por dentro de como funciona um ataque dentro do ambiente online

Não é de hoje que a Privacidade e Segurança da Informação são temas em destaque. Só nos últimos seis meses, as tentativas de ataques cibernéticos se intensificaram com 2,5 milhões de tentativas registradas, segundo a Check Point Software Technologies.

Segurança de dados pessoais é algo que atrai atenção de milhares de pessoas. Aproveitando que muitos vão ter merecidos dias de descanso com a chegada do fim de 2020, o Grupo Daryus, referência na prestação de serviços de Consultoria e Educação, destaca alguns filmes e documentários internacionais para ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais do universo cibernético e como se prevenir dentro do ambiente online.

Confira a lista completa:

1 – Privacidade Hackeada

O grande escândalo com o Facebook e a empresa Cambridge Analytica foi de conhecimento mundial, mas para aqueles que ainda não sabem, entre o ano de 2018 e 2019, foi descoberto que as empresas utilizaram dados de milhares de usuários para gerar um determinado impacto nas eleições presidenciais dos EUA e no Brexit (Saída do Reino Unido da União Europa), ambos em 2016. O documentário produzido pela Netflix mostra todo o processo contra o Facebook e relata de forma detalhada como era feita a manipulação dos usuários e o uso de propaganda dentro da rede social.

2 – Sujeito a Termos e condições

Este documentário mostra as implicações em aceitar o ‘Termo e Condições’ de um serviço sem ler de fato o contrato. É uma ótima escolha para aqueles que não tem o costume de ler as permissões pedidas por aplicativos ou serviços, na hora de adquiri-los. O conteúdo pode ser alugado na Amazon Prime.

3 – Hacker

Este filme tem uma pitada de suspense e de ficção. Hacker é um filme que mostra como um jovem acaba entrando para o famoso grupo hacker Anoymous, depois de realizar diversos roubos de identidade e participar de pequenos desvios de dinheiro pela internet. O filme pode ser encontrado na Amazon Prime.

4 – O código Bill Gates

Para aqueles que querem uma visão mais otimista do futuro e tem a curiosidade em saber como funciona a mente de um dos pioneiros de tecnologia, que revolucionou o mundo, Bill Gates. O documentário mostra quais foram as influências da criação da Microsoft e como lendário executivo americano vê o futuro da humanidade com o avanço da tecnologia. O conteúdo apresenta três partes e pode ser visto na Netflix. Esta é uma ótima escolha para quem gosta de empreendedorismo e tecnologia.

5 – Mr. Robot

A série Mr. Robot tomou a atenção do público pela sua veracidade nos processos de invasão de sistemas, dispositivos conectados a nuvem e aparelhos de Smart Home.

Elliot é um jovem que trabalha com segurança virtual e se vê em uma encruzilhada ao entrar para um grupo hacker que tem como objetivo destruir o lugar onde ele trabalha. A produção é uma das poucas obras da televisão que mostra como funciona o processo de invasão e quais são as suas consequências. O conteúdo é aconselhado para profissionais que trabalham na área e pode ser visto no Amazon Prime.

6 – Don’t f**k with cats

A série documental mostra como a internet e um grupo de pessoas podem descobrir qualquer coisa. Um grupo de pessoas dentro do Facebook conseguiram identificar a identidade de uma pessoa que estava postando vídeos realizando atrocidades com pequenos gatos. Isso possibilita que as pessoas vejam o alcance e a força que uma rede social pode ter dentro e fora da internet. Confira na Netflix.

7 – O dilema das redes

O documentário, mais recente, sobre privacidade produzido pela Netflix é voltado para explicar como é feito o uso de dados dos usuários para análises preditivas de comportamento, além do uso da inteligência artificial dentro das redes sociais.

8 – O jogo da imitação

O filme mostra como foi o processo de criação do primeiro computador do mundo e a vida do seu criador, Alan Turing. Uma ótima escolha para aqueles que gostam de história, como a segunda Guerra Mundial e filmes que fazem qualquer um ficar na ponta da poltrona. Confira o filme no Amazon Prime.

9 – O quinto poder

Todos já ouvimos falar, uma vez ou outra, do site WikiLeaks, maior plataforma de denúncias anônimas sobre os principais segredos de Estado e crimes corporativos. Em pouco tempo de seu lançamento, o site já foi responsável pela publicação de grandes escândalos e controvérsias envolvendo diversos países, principalmente com o governo norte americano. O longa-metragem mostra a criação do site e a relação entre os seus idealizadores, Julian Assange e Daniel Domscheit, e pode ser comprado dentro do Youtube.

10 – Snowden: Herói ou Traidor

Edward Snowden foi responsável por tornar público todos os detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana. O filme mostra como foi a vida de hacker no meio de seu trabalho com o governo americano e como ele conseguiu sair do complexo da NSA com as informações escondidas. Um ótimo filme que deixa os telespectadores nervosos, mesmo sabendo o final, e pode ser comprado dentro do Youtube.

Sobre o Grupo Daryus

Criado em 2005 com o objetivo de transformar os negócios no País, o Grupo Daryus, de origem e capital 100% nacional, tornou-se referência na prestação de serviços de Consultoria e Educação. A unidade de negócios de Consultoria oferece suporte para a Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos, Segurança de Informação e Cibe segurança, Proteção de Dados (LGPD) e Governança e Gestão de TI. Cuida de mais de 150 clientes, incluindo grandes empresas no setor farmacêutico, financeiro, indústria, logística e tecnologia. Sua área de Educação formou mais de 30 mil profissionais em gestão de riscos, segurança da informação e continuidade de negócios e representa exclusivamente, desde 2005, o Disaster Recovery Institute International - USA, maior instituto no tema do mundo. É pioneira na criação dos cursos de pós-graduação de segurança da informação, forense, cyber e continuidade de negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo