Brasil,

Abong age para garantir inclusão e igualdade em seus quadros; posicionamento orienta ONGs de todo o país

Abong age para garantir inclusão e igualdade em seus quadros; posicionamento orienta ONGs de todo o país

Associação Brasileira de ONGs (Abong) promove alterações em seu regimento interno para garantir igualdade racial e de gênero, assim como representatividade geracional, de orientação sexual e de identidade de gênero nos espaços da instituição;

No âmbito do combate ao racismo, decisão é um desdobramento de pesquisa nacional sobre a empregabilidade de pessoas negras nas organizações da sociedade civil

A Associação Brasileira de ONGs (Abong) alterou seu regimento interno e condutas para garantir a paridade racial e de gênero, além de promover representatividade geracional, de orientação sexual e de identidade de gênero nos espaços da instituição.

O posicionamento deve nortear a conduta da organização e servir de orientação para as demais associadas de todo o país. Espera-se ainda reforçar publicamente a importância do diálogo e de ações efetivas de combate às desigualdades estruturais. “Essa decisão é um importante marco do nosso compromisso pela promoção da democracia e dos direitos humanos no Brasil”, afirma Débora Rodrigues, membro da diretoria executiva da Abong.

Com a implementação de ações e práticas internas, a Abong reafirma o seu posicionamento de enfrentamento ao racismo institucional, machismo, sexismo, etarismo, à lgbtqifobia e outras formas de discriminação e exclusão.

Pesquisa sobre empregabilidade

A Abong realizou em 2020 estudo inédito sobre a empregabilidade de pessoas negras nas ONGs. O levantamento nacional mostrou, por exemplo, um contingente expressivo de 46% de pessoas negras (pretas e pardas) nas organizações. No entanto, na comparação com pessoas brancas, os números evidenciaram diferenças consideráveis dos salários e das posições ocupadas.

Como uma resposta aos resultados encontrados, a Abong também lançou a Cartilha de Enfrentamento ao Racismo Institucional nas OSCs (organizações da sociedade civil). O documento foi elaborado em parceria com a Ação Educativa e tem por objetivo descontruir a ideia de que as organizações estão livres de práticas preconceituosas e excludentes.

Confira os materiais sobre o estudo e a cartilha em: https://abong.org.br/SomosTodasAntirracistas/

Sobre a Abong – Associação Brasileira de ONGs é uma associação nacional criada em 1991 com o objetivo de fortalecer as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileira que trabalham na defesa e promoção dos direitos e bens comuns. A Abong trabalha em parceria com movimentos sociais e dialoga com governos por um mundo ambientalmente justo, com igualdade de direitos e livre de todas as formas de discriminação. A Associação entende que, na formulação e no monitoramento das políticas públicas, a participação de todos e todas é fundamental.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo