Brasil,

Cães e gatos doentes? Saiba quais são os 10 sinais de alerta

Credito_Freepik Credito_Freepik

Seu cão está comendo além do normal? Está mais apático? Seu gato está com comportamento diferente? Atenção, eles podem estar precisando de cuidados veterinários.

Os apaixonados por pets, seja cachorro, gato ou qualquer outro animalzinho, sabem como é difícil vê-los doentes. Porém, mesmo parecendo desafiador, é importante conhecer e ficar atento às mudanças no comportamento que podem indicar que algo não vai bem com eles, principalmente nesta época do ano de festas, férias e viagens.

O veterinário e diretor operacional do Plano Domiciliar My Pet Care, Daniel Cooper, explica que gatos são mais contidos e independentes, diferentemente do perfil dos cães, mas reconhecer os principais sintomas pode assegurar o diagnóstico precoce e diminuir os riscos para a saúde deles.

Daniel Cooper selecionou 10 sinais importantes de que seu gato ou cachorro podem não estar bem:

1. Apatia - A prostração/apatia é um dos sinais mais importantes de que nossos pets podem estar sofrendo de algum desconforto ou processo patológico. Assim como nós, quando sentimos dor, fraqueza e mal estar, um dos primeiros sinais que manifestamos é ficar mais prostrado, por isso sempre é importante avaliar a atividade dos nossos animais e frente a qualquer a um desses sinais.

2. Vômitos e diarreias - Também indicam que existe algum distúrbio e geralmente estão atrelados a processos infecciosos e afecções que afetam o sistema gastrointestinal. Quando esses quadros se tornam ainda mais recorrentes, os riscos ao paciente ainda se tornam maiores, por isso, a investigação e diagnóstico precoce evitam problemas futuros.

3. Mau hálito - A halitose geralmente indica doenças periodontais. Essas por sua vez, podem comprometer fortemente a qualidade de vida dos pets, assim como gerar doenças em outros sistemas, como as cardiopatias. A avaliação pelo clínico poderá determinar o grau dessa doença, se existir, e qual o melhor tratamento para dar conforto e bem-estar ao animal.

4. Coçar, lamber ou morder-se – Podem sinalizar doenças dermatológicas ou alterações comportamentais. É muito comum que cães e gatos sejam acometidos por alterações tegumentares que podem ser causadas desde fatores alimentares até como infecções ou doenças metabólicas. Ansiedade e depressão também podem influenciar diretamente na pele dos animais. É importante estar atento a sinais como queda ou perda de pelo, lesões avermelhadas, prurido intenso, maneios de cabeças excessivos, lambeduras nas patas e etc.

5. Perda de apetite ou muita sede - A perda de apetite pode ser um dos primeiros sinais clínicos observados em uma série de afecções, podendo estar correlacionado com doenças do trato gastrointestinal e também com doenças endócrinas sistêmicas. Já o aumento da ingestão de água, conhecido como polidipsia, geralmente está associado a doenças endócrinas ou desidratação. Tomar muita água ou fazer muito xixi indica que seu pet precisa passar por alguns exames para detectar a possibilidade de alguma alteração.

6. Desmaios, convulsões, tremores - Os quadros de síncope podem estar correlacionados a doenças cardíacas ou respiratórias, enquanto as convulsões geralmente estão correlacionadas a doenças neurológicas, traumas ou intoxicações. Nestes casos, o atendimento imediato é necessário.

7. Aumento do apetite repentino - Algumas alterações endócrinas podem levar ao ganho de peso excessivo assim como hábitos alimentares influenciam diretamente no peso do animal e consequentemente em sua qualidade de vida. Animais obesos tendem a ter a exacerbação de algumas doenças pré existentes ou até mesmo o aparecimento precoce delas. Uma avaliação clínica condiciona a verificação do status corporal do se pet e geralmente irá direcionar alguns exames e prescrições nutricionais direcionadas para cada caso.

8. Emagrecimento - Perder peso de forma rápida e excessiva também é um indício de que algo não está indo bem. Doenças metabólicas, oncológicas e infecciosas são responsáveis pelo emagrecimento. Um bom score corporal indica a relativa saúde do seu pet. Além disso, estar adequadamente “nutrido” irá auxiliar os mecanismos de compensação e imunológicos do seu pet frente a qualquer possibilidade de alterações e reação de maneira adequada. A baixa ingestão alimentar ou dietas desbalanceadas também podem ser causadoras do emagrecimento.

9. Secreção nos olhos - A visão dos pets está diretamente ligada a forma como eles se relacionam e respondem a vários estímulos ambientais. Secreções e irritação ocular indica que alguma lesão ou agente está agredindo os olhos ou pele do animal, e quando se fala de visão, o assunto é sério! Uma avaliação oftalmológica deve ser realizada antes que a possibilidade de perda permanente da visão aconteça.

10. Tosse - Qualquer sinal que envolve a via respiratória dos animais é importante. A tosse nos cães, pode estar atrelada a várias patologias, como: doenças de via respiratória, doenças cardíacas e doenças pulmonares, seja por agentes infecciosos ou inflamatórios. De maneira geral, a tosse persistente prejudica a troca gasosa e muitas patologias definem consideravelmente a qualidade de vida dos animais. Os felinos, por características, apresentam sinais de tosse em processos inflamatórios das vias respiratórias, como asma e bronquite. Se seu pet apresenta algum desses sinais, uma consulta com o médico veterinário se faz importante para diagnóstico e tratamento adequado.

Daniel Cooper conta que desde novembro, para facilitar e trazer mais economia para tutores e ainda mais conforto e qualidade de vida para os pets, Curitiba e agora Colombo, Pinhais e São José dos Pinhais podem contar, por um valor fixo mensal, com o primeiro serviço veterinário de atendimento domiciliar do país – o My Pet Care. “É realmente uma grande vantagem, pois veterinários estão de plantão 24h, disponíveis para ir às residências e fazer todo atendimento e avalição necessários para garantir que tudo esteja bem com eles, sem limites de chamadas e nem acréscimo”.

Sobre o My Pet Care

O My Pet Care é o primeiro plano de cuidado veterinário domiciliar do Brasil, sediado em Curitiba, com abrangência em São José dos Pinhais, Pinhais e Colombo. Por uma mensalidade fixa, além de urgências e emergências 24h, 365 dias do ano, o plano cobre todo tipo de atendimento que possa ser realizado na casa do tutor, como consultas, vacinas anuais, colocação de microchip e exames. Veterinários especializados estão capacitados para realizar procedimentos em domicílio e contam com UTI móvel pronta para atender casos, do mais simples ao mais complexos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo