O futuro do MDF passa pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental
A Greenplac investiu na produção dos próprios insumos e em certificações, diz o sócio acionista José Maurício Caldeira
A sustentabilidade é um ponto chave para uma produção eficiente e essencial na estratégia de crescimento da Greenplac, a mais moderna fábrica de MDF do Brasil e uma subsidiária do Grupo Asperbras. “Acreditamos que oferecer um produto ambientalmente responsável agrega valor ao que fazemos e entregamos para o mercado moveleiro, ” diz José Maurício Caldeira, sócio acionista e membro do Conselho de Administração do Grupo Asperbras, da qual a empresa é subsidiária.
Há dois anos no mercado, a Greenplac trouxe a sustentabilidade como eixo central em sua atuação desde o começo. Com tecnologia de ponta e alta capacidade, seu complexo industrial hoje conta com a Indústria de MDF e duas unidades de produção de materiais utilizados na fabricação do MDF, a fábrica de resina (inaugurada no início de 2020) e, mais recentemente, a de formol, que ainda está em fase de testes. “Isso só é possível porque nos dedicamos à verticalização de todos os nossos processos e à busca por certificações que comprovem o compromisso da Greenplac com a responsabilidade ambiental,” conta José Maurício Caldeira.
Produtora de 90% dos insumos utilizados na fabricação de seu MDF, a Greenplac utiliza eucalipto de plantações próprias e adquiridos no mercado (são mais de 17 mil hectares de florestas, monitoradas com alta tecnologia), resina e formol de produção interna, água de reuso e energia proveniente de fontes internas - a Usina Termelétrica de Guarapuava, no interior do Paraná, é outra subsidiária do Grupo Asperbras e alimenta a planta da Greenplac indiretamente, por meio de compensação energética.
A Greenplac realiza também ações de proteção ao meio ambiente, como o tratamento de efluentes, coleta seletiva, técnicas de plantio e replantio e geração de energia a partir de biomassa. A empresa também apoia projetos junto a entidades para capacitação de mão de obra, como a parceria com o SENAI.
Certificações e mercado internacional
A Greenplac busca ainda certificações que reconheçam e comprovem o trabalho de preservação realizado pela empresa. Recentemente, obteve o selo FSC – Cadeia de Custódia. Esta certificação reconhece que o processo produtivo de MDF da Greenplac é abastecido com madeira oriunda de áreas que cumprem rigorosos padrões socioambientais. Com isso, a Greenplac é capaz de conciliar o seu processo produtivo com a preservação ambiental, respeitando as comunidades e outras partes interessadas e dá mais um importante passo rumo à sustentabilidade do seu negócio.
Agora, a Greenplac está em busca do ISO (International Organization for Standardization), certificação que promove a padronização das normas e procedimentos a serem seguidos em todo o processo industrial. Ele atesta que a empresa atua de acordo com padrões internacionais de qualidade e gestão ambiental.
“Essas certificações fazem parte do plano de expansão e crescimento da Greenplac,” diz José Maurício Caldeira. “Cada nova certificação que conquistamos é um testemunho de nossa preocupação com a excelência de nossos produtos, serviços e processos.”
Esses selos fazem parte ainda da estratégia de expansão da empresa com vistas ao mercado internacional. Por isso, a Greenplac também investiu na certificação pelo selo CARB (California Air Resources Board). “Desta forma, poderemos iniciar a exportação do MDF Greenplac para os Estados Unidos e outros países da América do Sul”, explica Caldeira. É mais uma etapa no crescimento, sempre com foco em sustentabilidade, da Greenplac.
Grupo Asperbras
O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de três mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário