Brasil,

Cinemas em Redes destaca produção audiovisual Maxakali no encerramento do ciclo 'Outros cinemas ameríndios'

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Glaucia Scavassa
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

No mês de dezembro, o ciclo “Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena”, promovido pela RNP em parceria com o grupo de pesquisas Poéticas Ameríndias, destaca a produção audiovisual Tikmũ'ũn (Maxakali), com seis documentários selecionados pelo curador Bernard Belisário, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). No dia 17/12, às 19h, um debate com a presença dos diretores e realizadores Isael e Suely Maxakali e as pesquisadoras Rosângela de Tugny, da UFSB, e Lara Linhalis Guimarães, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), encerrará a programação do ciclo iniciado em outubro.

Os filmes escolhidos para o mês foram desenvolvidos a partir de projetos de formação e parcerias entre realizadores, caciques e pajés Tikmũ'ũn, oficineiros, técnicos e pesquisadores da UFSB. (Assista aos seis documentários no site do Cinemas em Rede).

No debate, os espectadores poderão conhecer mais sobre as experiências de produção audiovisual de Isael e Suely, diretores e realizadores indígenas do povo Maxakali, que vivem na Aldeia Verde, no município mineiro de Ladainha, e retratam o cotidiano e o universo simbólico de sua comunidade em filmes e desenhos, garantindo tanto o registro de sua cultura, quanto a divulgação e a afirmação dela em meios não indígenas. Isael foi o vencedor da edição de 2020 do PIPA Online – categoria decidida por voto popular do Prêmio PIPA.

Enriquecerão o bate-papo virtual as pesquisadoras e professoras Rosângela de Tugny e Lara Linhalis Guimarães. A primeira é professora titular da UFSB, onde lidera o grupo de pesquisa Poéticas Ameríndias. Coordenou projetos no Acervo Curt Lange e no Laboratório de Etnomusicologia da UFMG, desenvolvendo pesquisas sobre as práticas musicais indígenas. Em colaboração com especialistas dos repertórios de cantos do povo Tikmũ'ũn (Maxakali), organizou a tradução, edição e publicação de filmes, gravações, livros de tradução de cantos e mitos além de livros didáticos.

Já Lara é professora de audiovisual na UFOP e criadora do Observatório jornalismo(S), espaço para pensar "jornalismos possíveis, mundos possíveis" a partir de outros modos de traduzir o mundo, especialmente a partir das cosmologias dos povos ameríndios e da experiência xamânica de tradução. Ela também orienta uma série de pesquisas e trabalhos nas áreas de antropologia, produção audiovisual, ontologias ameríndias e jornalismo.

Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena

Data: 19/11
Horário: 19h

Debate com as cineastas transmitido ao vivo pela página do Cinemas em Rede no Facebook: https://www.facebook.com/cinemasemrede.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo