Brasil,

Agência Aeroespacial do Japão utiliza tecnologia Fujitsu de determinação de órbita para ajudar a desvendar os mistérios do sistema solar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Oliveira
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Cápsula espacial contendo as primeiras quantidades significativas de rocha de um asteroide chegou com segurança à Terra após ser lançada da espaçonave japonesa Hayabusa-2

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) utiliza tecnologia Fujitsu - empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC) - de determinação de órbita para ajudar a desvendar os mistérios do sistema solar. No dia 06/12, o contêiner com material de uma rocha espacial chamada Ryugu caiu de paraquedas perto de Woomera, no sul da Austrália. O objetivo desta iniciativa é esclarecer a origem e evolução do sistema solar e as matérias-primas das formas de vida. A sonda havia pousado com sucesso na superfície de Ryugu em fevereiro de 2019

Nos últimos seis anos, a Fujitsu forneceu tecnologia de determinação de órbita de precisão para dar suporte ao Hyabusa 2 durante aproximadamente 5,2 bilhões de km de viagem. A companhia foi responsável pelo desenvolvimento e operação de sistemas nesta área em todos os projetos de exploração do sistema solar do Japão por mais de 30 anos - desde o projeto de exploração do Cometa Halley em 1985 (sondas espaciais Sakigake e Suisei) até o presente. O Dr. Makoto Yoshikawa, professor associado da Instituto de Ciência Espacial e Astronáutica (ISAS)/ JAXA e gerente de missão do projeto Hayabusa2, explica o papel da Fujitsu nesta jornada.

“A Fujitsu tem nos ajudado com a determinação da órbita no espaço profundo além da Lua em particular. No Japão, apenas a Fujitsu e nós que conduzimos a determinação da órbita no espaço profundo. Uma vez que a exploração do espaço profundo envolve muitos novos desafios, o software criado inicialmente muitas vezes não é aplicável sem modificações. Quando os cálculos que um sistema de determinação de órbita realiza estão um pouco errados, conversamos com a Fujitsu para modificar o método. Em parceria, fizemos melhorias aprimorando o sistema e modificando as operações”, avalia Yoshikawa.

Determinação da órbita é estimar onde um satélite ou uma sonda está e qual é sua velocidade em um determinado momento. A localização e a velocidade de um satélite ou sonda são calculadas por meio da comunicação de ondas de rádio com uma antena na Terra. O grupo de determinação de órbita estima a localização atual de uma sonda e o grupo de projeto de órbita descobre a melhor maneira de mover essa sonda com base nos resultados da estimativa. No futuro, a Fujitsu apoiará os projetos do Japão para a exploração do sistema solar com suas tecnologias de determinação de órbita.

“Além disso, a pesquisa e o desenvolvimento do projeto Martian Moons eXploration (MMX) foram iniciados para o lançamento de uma sonda na primeira metade da década de 2020. Este projeto é ainda mais difícil do que Hayabusa2 e uma determinação mais precisa da órbita é crucial” avalia Yoshikawa.

Sobre a Fujitsu do Brasil

A Fujitsu é a empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos, soluções e serviços de tecnologia. No Brasil está presente há mais de 40 anos, oferecendo soluções e serviços para os segmentos de telecomunicações, financeiro, industrial, automotivo, entre outros. Com escritórios em São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Brasília, é também o headquarter da América do Sul, responsável pelas filiais da Argentina, Chile e Colômbia. Aproximadamente 132 mil colaboradores dão suportes aos clientes da companhia em mais de 100 países. A empresa utiliza sua experiência e o poder das TICs para construir o futuro da sociedade com seus clientes. No último ano fiscal, a Fujitsu Limited reportou US$ 36 bilhões de dólares, o equivalente a 4,0 trilhões de ienes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo