Brasil,

Consumo consciente de eletrônicos: para onde vai o seu lixo?

Consumo consciente de eletrônicos: para onde vai o seu lixo?

Descartes incorretos de aparelhos eletrônicos são práticas irregulares que não devem ocorrer

É provável que você tenha um armário ou gaveta da sua casa reservado para o acúmulo de lixo eletrônico, ou seja, fones de ouvido quebrados, celulares velhos, partes de carregadores que não funcionam mais, pilhas, entre outros.

Em 2018, uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), feita em quatro estados e no Distrito Federal, revelou que 85% dos entrevistados mantinham algum tipo de equipamento sem uso guardado em casa. O principal motivo é o consumidor pensar que o descarte desses aparelhos é complicado, mas isso não necessariamente é verdade.

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) existem em todo Brasil. São mais de mil coletores que ficam localizados em áreas de grande movimento ou comércios. Talvez, o próprio supermercado onde você faz suas compras da semana pode ter um PEV.

Em Minas Gerais, a MG Recicla atua com o serviço de coleta de lixo eletrônico residencial. Por meio dos contatos realizados pelos clientes, a empresa busca os resíduos e destina os materiais que já não tem utilidade nas residências e precisam de um tratamento adequado para realocação da matéria-prima no mercado produtivo.

Dentre os materiais que a MG Recicla recebe, estão geladeiras, fogões, freezer, notebooks, mouse, tablets, celulares, máquinas, ferramentas entre outros.

“Todo lixo que para seu funcionamento é necessário utilizar o princípio eletrônico ou alguma bateria, pode ser considerado como lixo eletrônico. O descarte correto desse material é muito importante para a preservação do meio ambiente’’, afirma Olívia Dardara, da MG Recicla.

O gerenciamento de resíduos industriais também é oferecido pela empresa. O processo envolve desde a coleta dos resíduos na linha de produção até a colocação da matéria prima no mercado, de maneira ambientalmente correta e responsável.

O número de objetos eletrônicos utilizados está cada vez maior em nossa vida, e o seu descarte no ambiente de forma irregular é altamente prejudicial. Repensar até mesmo esse consumo é necessário, pois a cada eletrônico novo adquirido, em tese é mais um que se tornará inutilizável.

Consumir faz parte da nossa vida em sociedade, mas rever as atitudes e como está o nível desse consumo é essencial para o que queremos preservar de nosso meio ambiente.

Todas essas informações e orçamentos podem ser encontrados no site da MG Recicla (https://mgrecicla.com/)

Fonte: Olívia Dardara, graduada em administração de empresas com ênfase em marketing. Com experiência em gestão e consultoria empresarial. Na MG Recicla, atua trazendo soluções para todas as áreas das empresas, desde o financeiro, marketing e demais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo