American Tower comemora 20 anos no Brasil construindo a infraestrutura para tornar a comunicação sem fio possível em qualquer lugar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diana Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com um portfólio de mais de 19 mil sites no Brasil, adicionados à investimentos em fibra óptica e na sua rede de IoT, a empresa foi pioneira no negócio de compartilhamento de infraestrutura no País.

Cinco anos após sua fundação nos Estados Unidos em 1995, a American Tower Corporation expandiu seus negócios para outros países na América Latina e iniciou sua operação no Brasil. Desde então, a empresa tem feito contribuições importantes e duradouras para acelerar a conectividade no Brasil, sempre promovendo um modelo baseado no compartilhamento, inovação e sustentabilidade.

Com mais de 425 funcionários em todo o País, a American Tower do Brasil (“ATC”) é proprietária, operadora e desenvolvedora independente de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio.

Começou sua operação no ano 2000 e já investiu US$2.7 bilhões no País desde então, com um portfólio que inclui mais de 19.000 Sites, uma operação de fibra óptica FTTh no Estado de Minas Gerais e uma rede Nacional para IoT (Internet das Coisas) na tecnologia LoRaWAN™.

Além da cessão de espaços em estruturas verticais para transmissão de telecomunicações por meio de redes sem fio a ATC também fornece soluções personalizadas por meio de sistemas internos (Indoor) e externos de antenas distribuídas, soluções de infraestrutura de direitos de passagem, topos de prédios (rooftops) e serviços que aceleram a implementação da rede sem fio.

Busca assim inovar com soluções como o Site Inteligente. i-Site e por meio da combinação de soluções de monitoramento de ativos como o “asset monitoring” e “edge computing”. A empresa está sempre em busca de novas oportunidades e mercados no Brasil, para constantemente crescer e ajudar o desenvolvimento da comunicação sem fio, mantendo as pessoas e as empresas conectadas, onde quer que estejam.

Compromisso com a Sustentabilidade

Para comemorar seu 20o aniversário no Brasil, a American Tower reforça seu compromisso com a diversidade e a inclusão, destacando que a empresa faz parte de uma comunidade inclusiva que aceita e abraça a diversidade. A American Tower sempre respeitou, apoiou e tratou os outros como sendo iguais. “Sempre tivemos a sustentabilidade como parte dos valores principais da empresa. Por isso, decidimos reforçar nosso compromisso lançando uma série de iniciativas para fortalecer esse pilar,” diz Flávio Cardoso, CEO da American Tower para a América Latina.

Uma das iniciativas sustentáveis da ATC refere-se à recente ativação de sua primeira Planta Solar no País para atender 100% do consumo de sua rede de fibra óptica. A planta, localizada em Minas Gerais, é composta por 4.920 painéis solares. A fonte de energia limpa está diretamente conectada à rede pública de distribuição de energia elétrica. O plano de expansão da planta deve permitir à empresa atender totalmente à demanda de consumo de sua rede de fibra óptica para 2021 e começar a gerar energia excedente para o uso compartilhado com clientes.

“Nós viabilizamos a infraestrutura de conectividade para que possa juntar as pessoas, ideias e culturas onde quer que estejam. Acreditamos em um mundo sustentável, com gestão responsável e eficiente de recursos, integridade nos relacionamentos e compromisso com a sociedade,” acrescenta Cardoso.

O apoio para a sustentabilidade e diversidade sempre esteve na base da cultura organizacional da empresa. Dentre as metas de sustentabilidade da American Tower está a criação de uma agenda integrada, alinhada com atividades de comunicação, identificação de prioridades, desenvolvimento e engajamento de projetos e iniciativas que geram engajamento entre funcionários, parceiros e stakeholders.

Principais marcos

1995

A American Tower inicia suas operações nos Estados Unidos, então como uma subsidiária da American Radio, e começa a crescer por meio de aquisições.

1998

A American Radio, empresa matriz da American Tower, é vendida para o Grupo CBS / Viacom, e após um processo de desmembramento, se torna uma empresa independente. A empresa abre seu capital na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) com o símbolo AMT.

American Tower inicia suas operações no Brasil.

2005

A American Tower se funde com a SpectraSite, Inc., uma de suas concorrentes mais diretas, e se torna a maior empresa de torres de comunicação dos EUA.

2007

A American Tower integra o índice de empresas do ranking S&P 500 e abre seu primeiro escritório fora das Américas em Nova Delhi, Índia.

2010

A American Tower aumenta substancialmente suas operações na região das Américas. A empresa também passa a ser classificada no ranking Bloomberg Businessweek 50.

2011

American Tower expande sua atuação no Brasil, adquirindo cerca de 600 torres da Site Sharing.

2012

A American Tower do Brasil conclui a aquisição de 1.800 torres da operadora da Vivo/Telefônica.

2013

American Tower anuncia o acordo para compra de mais de 2.000 torres de telecomunicações da Nextel no Brasil.

2014

No Brasil, American Tower compra BR Towers. Com a aquisição, torna-se líder em construção e locação de torres de telecomunicações no país, com 11 mil antenas sob sua gestão - o que torna o mercado brasileiro o terceiro maior da multinacional, atrás apenas de EUA e Índia.

2015

A American Tower adquire outro conjunto de torres no Brasil, desta vez da TIM Mobile. No mesmo ano, a empresa ultrapassa a marca de 18 mil torres no Brasil e atinge um portfólio de 100 mil torres em todo o mundo.

2017

Pela primeira vez em sua história, a American Tower é indicada pela revista Fortune para o índice anual Fortune 500 e passa a se destacar entre as maiores empresas públicas e privadas dos Estados Unidos.

2018

A American Tower concluiu a compra de ativos da Cemig Telecom para a Região Sudeste do Brasil, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que inclui cerca de 14 mil quilômetros de fibra óptica e serve como plataforma inicial para a criação de uma rede neutra. No mesmo ano, a empresa lança sua rede neutra LoRaWAN ™ para IoT, e seu portfólio chega a mais de 19 mil torres.

2019

American Tower é nomeada para a lista da Forbes dos Melhores Empregadores de Médio Porte da América e Melhores Empregadores da América para Diversidade.

2020

American Tower alcança operações em 20 países em 5 continentes e reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a agenda da diversidade.

Sobre a American Tower

American Tower, um dos maiores Fundos de Investimentos Imobiliários (REITs) globais, é uma proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio com um portfólio de mais de 181.000 sites de comunicação.