Brasil,

Campanha do Museu do Futebol por audioguia para o futebol feminino entra na reta final

Minha voz faz História já arrecadou 64% do valor necessário. A meta precisa ser alcançada até dia 20 de dezembro para viabilizar o audioguia

A campanha Minha voz faz História do Museu do Futebol já arrecadou 64% de sua meta para a produção de um audioguia sobre os 100 anos do futebol feminino no Brasil. Mas é tudo ou nada: até o dia 20 de dezembro, a instituição precisa arrecadar todos os R$ 80.600,00 necessários para criar o guia, que será disponibilizado dentro e fora do museu, com o objetivo de divulgar histórias de 100 anos do futebol feminino no Brasil e inspirar meninas e mulheres de hoje.

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol está localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e desde 2015 vem buscando dar mais visibilidade ao futebol feminino em suas exposições, programação cultural e ações de comunicação.

Entre as histórias que serão contadas no audioguia, está, por exemplo, a da primeira-dama potiguar Jandira Café, esposa do presidente da República Café Filho. Ela foi volante da equipe do Centro Sportivo Natalense nos anos 1920 e uma das primeiras jogadoras de futebol conhecidas do Brasil.

A campanha de matchfunding para realização do audioguia acontece por meio do programa BNDES+: a cada contribuição do público, o banco acrescenta o dobro do valor para a causa. As contribuições devem ser feitas pelo site Benfeitoria (benfeitoria.com/museudofutebol).

Para agradecer aos benfeitores com recompensas, o Museu do Futebol fez parceria com a marca feminista Puta Peita, que elaborou a peça-símbolo da campanha: um lenço de guerrilha roxo (a cor do movimento feminista) e a frase Minha voz faz História. Mas há também a camiseta Jogue como uma garota, adesivos, uma mochila exclusiva da campanha e um calendário com 12 frases feministas.

Benfeitores com possibilidade de contribuir com valores mais altos podem receber um spoiler, com um trecho do audioguia antes do seu lançamento; a possibilidade de participar da estreia do recurso, com uma visita exclusiva incluindo café da manhã no Museu do Futebol e até a doação de kits com camisetas, mochilas, lenços e adesivos da campanha para um time feminino de qualquer lugar do Brasil, que pode ser escolhido com ajuda do Museu.

Mais do que as recompensas, no entanto, o maior retorno da campanha é a possibilidade de ajudar no empoderamento de meninas e mulheres no ambiente esportivo. Quando lançado, o audioguia será utilizado não apenas dentro do Museu do Futebol, mas disponibilizado na internet, para que as histórias de mulheres que jogam bola possam ser conhecidas e utilizadas em ações educativas em todo o País.

Créditos da foto: Acervo: Instituto Tavares de Lyra

Equipes femininas do Sport Club Natalense e ABC Football Club de 1920 ( Natal, Rio Grande do Norte).

O FUTEBOL FEMININO NO MUSEU DO FUTEBOL

Localizado sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol tem se esforçado em reparar as desigualdades de representação em torno do fenômeno futebol no Brasil por meio de pesquisa, programação cultural e educativa, exposições e comunicação.

As exposições “Visibilidade para o futebol feminino” (2015) e “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” (2019) são exemplos bem sucedidos do compromisso que o Museu assumiu nesse sentido. No ano passado, durante a exposição “CONTRA-ATAQUE!”, pela primeira vez o número de visitantes mulheres se equiparou o de homens, que historicamente representavam certa de 70% do público.

Além disso, o Museu do Futebol é uma instituição pública, sem fins lucrativos, integrante da rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Por isso, tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, que passa pelo debate sobre igualdade de gênero.

COMO DOAR
Pelo site Benfeitoria: benfeitoria.com/museudofutebol.
Até 20 de dezembro de 2020


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo