Tecnologia e setor de construção civil: a retomada de ganhos em 2021
Por Otávio Pepe*
Será que todas os mercados emergentes de construção e infraestrutura estarão preparados para a retomada do pós-pandemia? Levando em consideração que a pandemia provocada pela Covid-19 ainda está longe de acabar e que o mundo espera uma vacina para retomar seu processo, fica evidente que apesar de parecer um passo distante, precisamos retomar e aquecer o mercado.
Esperamos que em 2021 esta demanda seja retomada pelo mercado e que até o final do ano de 2021, tenhamos revertido o resultado de 2020. O mercado de construção não parou por completo, mas percebemos um retrocesso geral em todos os setores durante esse período difícil que vivemos.
Empresas do nosso setor de tecnologia, aliadas a construção civil e arquitetura, tomaram algumas medidas, como por exemplo a adequação dos contratos de trabalho, para a manutenção dos colaboradores mais experientes para a garantia da qualidade dos serviços prestados.
O Governo também ajudou com benefícios, como o adiamento de impostos, para adequação do fluxo de caixa. Afinal, um retrocesso era inevitável, mas precisávamos correr contra o tempo para buscar alternativas. A adequação das cobranças documentais dos fornecedores, para atendimento à legislação provisória, foram observadas com cautela para que os frutos futuros fossem promissores.
É evidente ressaltar que, além da pandemia em 2020, também tivemos o início da vigência da Lei da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, a qual muitas empresas já estavam adaptadas e inclusive com certificação ISO 27.001. A Lei veio para adequar ainda mais o mercado nacional ao internacional e nos deixar a par das necessidades de segurança com os dados.
O mercado deve estar otimista, pois já possui excelentes projetos para 2021 e, assim, retomar contratos e parcerias entre seus antigos e novos clientes. Claro que a manutenção dos protocolos de isolamento e medidas de proteção individual para o combate à Covid-19 irão continuar muito assíduas no próximo ano. O trabalho pelo setor híbrido e o home office promovem colaboradores cada vez mais produtivos, já que se adequaram neste ano no modelo adotado e estão trabalhando mais descansados e produtivos.
Resta ao mercado aproveitar esse período final de 2020 para reforçar os treinamentos técnicos e de qualidade, além de apostar em mão de obra qualificada, dando oportunidades de empregos. Acreditamos que em 2021, seja um ano de retomada da economia e que em 2022, o crescimento continue.
*Otávio Pepe é diretor Brasil da Clever Global, empresa detentora da plataforma SerCAE, que integra de forma inteligente o controle de acesso, o controle de pagamento aos fornecedores e as auditorias com a Gestão Documental
Acesse:
Clever Global
Sobre a Clever Global
A Clever Global minimiza os riscos associados à subcontratação de serviços por meio da Gestão de Fornecedores e Terceiros. A empresa espanhola, com o conceito SaaS (Software como Serviço), trabalha com plataforma online e app de gestão com foco nos fornecedores e em auditoria documental. No Brasil, desde 2012, é referência em auditoria de documentos de Saúde e Segurança do Trabalho em: Engenharia Civil – construção e obras de infraestrutura – energia renovável, distribuição de energia, mineração, indústrias, operação e manutenção de Usinas Hidroelétricas, Termo Elétricas, Barragens, Parques Eólicos ou Usinas Fotovoltaicas Solares.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário