Brasil,

STJ determina análise de provas para estabelecer responsabilidade ambiental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Virgílio Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Para o escritório Bueno, Mesquita e Advogados, decisão envolvendo a drenagem no Porto de Suape assegura a legalidade nos processos judiciais contra pessoas e empresas

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta quarta-feira (09/12) que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) reavalie as informações técnicas de uma ação que discute supostos danos ambientais decorrentes da dragagem no Porto de Suape (PE). O recurso teve origem em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e o Complexo Industrial Portuário de Suape, responsáveis pelas obras na região.

Na sentença desta quarta-feira, o STJ determinou o retorno da ação ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), solicitando que a corte reavalie os fundamentos de sua decisão com base nas informações técnicas disponíveis nos autos. A decisão de primeiro grau obrigava a CPRH a condicionar a expedição ou a renovação de licenças ambientais à execução de medidas mitigadoras e compensatórias dos danos causados à comunidade que vive da pesca. Já o Porto de Suape havia sido condenado a executar tais medidas, além de pagar auxílio financeiro e fornecer cestas básicas à comunidade afetada.

Para o Bueno Mesquita e Advogados, escritório especializado em agronegócio, a decisão do STJ também fornece fundamentos para que produtores rurais e empresas do setor se protejam da exigência de medidas compensatórias e indenizatórias, impostas muitas vezes de forma arbitrária pelo judiciário. De acordo com Lupércio Carvalho, advogado responsável pela área de contencioso do escritório, o STJ determinou a análise das provas técnicas produzidas no curso do processo. Isso porque, a responsabilidade pelo suposto dano ambiental está condicionada à comprovação inequívoca do nexo de causalidade, ou seja, é preciso provar que a atividade desenvolvida produziu ou tem a efetiva possibilidade de produzir o dano.

Ainda de acordo Carvalho, a decisão foi tecnicamente acertada. Ele explica que o STJ não examina fatos ou provas, mas pode determinar que os Tribunais o façam. “Nem sempre os juízes e tribunais analisam criteriosamente todos os documentos, especialmente os de cunho técnico”, destaca. “Isso acontece principalmente para as questões ambientais que - a rigor - são mais complexas”, aponta o especialista.

O advogado do Bueno, Mesquira ainda enfatiza que o entendimento do STJ pode repercutir e influenciar decisões de outros tribunais pelo Brasil. “É uma decisão que garante mais justiça aos envolvidos e pode ser usada em processos judiciais que envolvam produtores e empresas do agro”, conclui o advogado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar