Brasil,

Animais de estimação: Cachorros entendem seus donos, diz pesquisa

Animais de estimação: Cachorros entendem seus donos, diz pesquisa

Você já deve ter dito muitas vezes aos amigos: “mas esse cachorro só falta falar”, não é mesmo? Pois é, tutores vivem um dilema constante ao longo do crescimento dos seus filhos pets, e se perguntam todos os dias até que ponto eles entendem o que falamos. Movidos pela curiosidade, pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de alguns animais e conseguiram responder algumas dessas perguntas.

Por meio de imagem analisada da ressonância magnética funcional, os estudiosos pesquisaram como os cães processam nossas falas e até de que forma eles aprendem aquilo que tentamos ensinar. As evidências não mostram que os cachorros entendam exatamente o significado das palavras, porém, muitos deles têm a capacidade de processar pelo menos alguns aspectos da linguagem humana. Quem explica isso é a veterinária Luana Sartori, especialista da Nutrire.

“Podemos dizer que há formas de comunicar que fazem com que os animais sigam os comandos. É um conjunto que se dá por palavras, olhares, gestos e até expressões faciais dos tutores”, conta. Cães usam o hemisfério esquerdo do cérebro para processar o significado das palavras e o lado direito para determinar a entonação – exatamente da mesma forma que os humanos processam a linguagem.

Animais de estimação, neste caso os cachorros, podem ter capacidades e motivações que os façam compreender palavras humanas, mas a representação neural do significado das palavras que possuem uma resposta pavloviana de baixo nível”, diz Luana. Muito embora seja uma forma rudimentar de compreensão, podemos dizer que sim, o seu melhor amigo entende parte do que você fala.

Animais pensam nos problemas antes de dormir

Outra pesquisa, essa realizada por cientistas húngaros, descobriu que os cães levam os problemas para a cama e que isso pode causar um sono de menor qualidade também para os pets. Durante a pesquisa, cães mais estressados gastaram uma média de 20 minutos a menos em sono profundo, sem necessariamente terem dormido menos – eles simplesmente tiveram um sono pior.

“Isso significa que animais com mais dificuldades de relacionamento, ou alguns desvios de comportamento, têm a saúde do sono prejudicado. Muito possivelmente, isso se dá por processos cerebrais que interferem na hora de descanso, como ocorre entre os seres humanos”, acrescenta. As pesquisas só comprovam aquilo que já sabíamos: esses bichinhos são muito mais espertos do que imaginamos, não é mesmo? Acredite, os pets se importam com o que dizemos, e como dizemos – se de forma empolgada, indiferente ou irritada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo