Crescimento de mulheres em setores tradicionalmente masculinos é destaque em 2020

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ariane Hipolito
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Empresas ressaltam aumento exponencial na presença de mulheres em setores antes ocupados majoritariamente por homens; startups preveem aumento também em cargos de liderança

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de tecnologia é o que mais cresce no mundo, mas apenas 20% das vagas são ocupadas por mulheres. Empresas e startups buscam no mercado novos talentos para ocupar posições em áreas com ampla defasagem de profissionais, como desenvolvimento, programação, gestão de frotas e até no setor de saúde - que passa por uma profunda e acelerada transformação digital, principalmente após o início da pandemia da Covid-19.

Por outro lado, empresas de diversos segmentos predominantemente ocupados por homens observaram, em 2020, um aumento no número de mulheres tanto nos processos seletivos quanto nas contratações. Uma pesquisa feita pela Revelo em outubro deste ano registrou crescimento de 12% na contratação de mulheres no setor de tecnologia. Confira empresas que estão observando melhorias inovadoras com a pluralidade em seus negócios:

Cobli

O setor de gestão de frotas está crescendo, movimento intensificado especialmente este ano, devido à pandemia. De acordo com um relatório divulgado na última semana do “Mercado Gestão de Frotas na Europa”, haverá um crescimento de 14% no próximo ano, além de prever uma receita de USD 6,46 bilhões.

A Cobli, plataforma de gestão de frotas referência em monitoramento inteligente, realizou uma pesquisa para entender quais cargos os clientes ocupam e perceberam um número significativo de respostas de mulheres. De janeiro a setembro, houve um crescimento de mais 44% em contratações de mulheres e apenas 2% de homens. Embora o registro bruto de mulheres no setor ainda seja baixo, se comparado com a quantidade de homens na gestão de frotas, a tendência é que o cenário se torne cada vez mais plural.

Ahgora Sistemas

A Ahgora Sistemas, empresa catarinense que desenvolve tecnologias para gestão de pessoas, conta com uma presença feminina de 46% entre seus colaboradores, número muito maior que a média nacional de 25% de mulheres em empresas de tecnologia, segundo dados divulgados pelo programa YouthSpark.

Entre essas colaboradoras está a Laura Gomes, Gerente de Customer Success da Ahgora que entrou na empresa há oito anos como assistente de contas a receber e foi escalando os cargos da companhia. "Esse crescimento só foi possível por ter a honra de trabalhar em uma organização que acredita em pessoas e na evolução delas, independente do gênero. Sabemos, claro, que esta não é uma realidade generalizada - principalmente na área de tecnologia. Minha dica: independente do ambiente e do desafio, acreditem mulheres, o segredo está em buscar ser melhor todos os dias. Não se acomodem, sejam resilientes e busquem a felicidade. Nós podemos, o céu é o limite para nós”, afirma Laura.

Sanar

A Sanar, medtech detentora da maior plataforma online de educação médica do país, está focada em ampliar ainda mais a diversidade do time composto por 290 funcionários espalhados por todo o país. De acordo com Erica Vasconcelos, head de people da Sanar, ter um time heterogêneo faz toda a diferença. “Com um time plural e diverso, conseguimos ter pontos de vista diferentes, insights e soluções que vêm de outros lugares. A troca fica muito rica e as pessoas sempre aprendem umas com as outras”, explica.

Na Sanar, os times de engenharia e produto já contam com 32% de mulheres. “As profissionais de tecnologia buscam mais do que uma boa remuneração. Elas buscam estar em um ambiente diverso e desafiador que proporcione aprendizado e desenvolvimento profissional, além de estarem conectadas com um propósito maior”, explica Turah Xavier, Vice Presidente de Tecnologia da Sanar. Esta é a aposta da medtech na busca por talentos femininos no setor. “Na Sanar, temos a possibilidade de empoderar os profissionais de saúde através de tecnologia e, consequentemente, contribuir com mais saúde de qualidade para as pessoas que passam pelas mãos desses profissionais”, conclui Turah.

EF English Live

A EF English Live, maior escola de inglês online do mundo, tem sido pioneira na utilização da tecnologia para ministrar cursos de inglês online, oferecendo ensino de alta qualidade por meio do acesso a professores de inglês de todo o mundo. Hoje, 50% das mulheres estão em cargos de liderança, ou seja, de cada 10 líderes na empresa, 5 são mulheres. Elas ocupam posições de gerência, supervisão e coordenação. Há um ano, a empresa no Brasil criou um comitê de diversidade, que cuida desde o processo de contratação, ministra palestras e cursos sobre conscientização e fornece apoio psicológico aos funcionários. Um dos objetivos do comitê é a equidade de gênero em todos os setores.

Programa de Aceleração Visa

De acordo com o Mapa das Fintechs, estudo anual realizado pela Visa para mostrar o perfil das startups inscritas no Programa de Aceleração Visa, a presença feminina no time das startups cresceu 19% em relação ao mesmo período de 2019. Os homens ainda são maioria nas equipes, mas 80% das startups afirmaram possuir mulheres no time. Isso demonstra um aumento na presença feminina no mercado, pois no levantamento de 2019 esse número era de 61%. Para o estudo, foram ouvidas 219 startups que se inscreveram para participar da 4ª edição do Programa em março de 2020. Além disso, o próprio Programa é comandado por uma mulher: Beatriz Montiani, diretora de Inovação e Engajamento com Fintechs da Visa do Brasil.