5 dicas para começar 2021 ressignificando as crenças limitantes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Pixabay por sasint Pixabay por sasint

*Por Clemilda Thomé

Já sabemos que 2020 foi repleto de desafios e mudanças. Com a chegada sem aviso de uma pandemia, passamos a ter uma nova maneira de viver, precisamos de rápidas adaptações, colocando em prova nossa resiliência por conta de uma grande incerteza sobre o amanhã.

E já que estamos no último mês de um ano tão turbulento, é normal se questionar sobre o que será de 2021, depois de quase dez meses vivendo em isolamento social – quando possível. O que não sai da cabeça são perguntas como: Voltaremos ao normal? A pandemia vai acabar? Como será o mundo pós-pandemia? Essas e outras questões permeiam o pensamento de muitos brasileiros que durante essa fase acabaram por intensificar medos e angústias que dão espaço às crenças limitantes.

Mas o que são elas?

Frases como “Eu não consigo”, “Não tenho mais idade pra isso”, “É tarde demais”, “Não consigo”, “nunca vou aprender”, “nem vou tentar”, “Eu não tenho tempo”, são apenas alguns exemplos de crença limitante, ou seja, programações inseridas em nosso cérebro desde quando nascemos, passando pela convivência com nossos pais, família, e até por conta do ambiente em que vivemos.

O fato é que essas crenças podem ser positivas ou negativas, e no segundo caso, acabam impedindo nosso crescimento e sucesso e oferecendo uma vida cheia de frustrações, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Muitas vezes, essas crenças estão impregnadas em nossa mente que dificilmente conseguimos sequer perceber, e acabam sendo uma espécie de desculpa para não fazer aquilo que queremos. Portanto, é preciso identificá-las para superá-las e ressignificar esses pensamentos deixando as influências negativas no passado.

Pensamento positivo - nesse sentido, minha primeira dica é: tenha fé, acredite e diga pra você mesmo que 2021 será um ano próspero, cheio de energia e que trará boas novas. É preciso ser perseverante, ter pensamento positivo e atrair boas energias, por isto, pegue este momento, ou seja, o último mês do ano e faça uma retrospectiva dos acontecimentos. Apesar de todo caos por conta da pandemia, quantas coisas boas te aconteceram nesse tempo? Você amadureceu? Mudou? Se tornou uma pessoa melhor?

Com essas reflexões podemos observar as boas mudanças internas que tivemos nesse período, e que podem nos auxiliar a começar o ano que vem com maior disposição e foco, além disso, algumas dicas podem ser preciosas para este momento.

Medite – a meditação traz inúmeros benefícios à saúde, além de relaxar e trazer uma sensação de bem-estar que pode te acalmar e melhorar seu dia. Mais ainda, tem o poder de afastar a ansiedade e a angústia que foram proporcionadas a boa parte da população esse ano.

Se organize – manter a organização aumenta sua produtividade e segurança para realizar suas atividades. Muitos se viram perdidos nesse momento tendo que trabalhar em home office, cuidar dos filhos, da casa e demais tarefas, por isso, manter uma rotina organizada, faz com que você execute suas tarefas com maior tranquilidade.

Faça sua retrospectiva pessoal – como dito anteriormente, analise tudo que aconteceu neste ano, e faça uma reflexão de todas as coisas positivas, para te dar maior conforto para enfrentar o próximo ano. E lembre-se que 2020, apesar de turbulento, foi um ano também de oportunidades para mudar nossa forma de ver o mundo e de agir, nos tornarmos pessoas melhores e mais evoluídas.

Lei do Universo. Atraia energias positivas – parece estranho falando assim, mas atrair energias positivas significa pensar coisas positivas, valorizar as pequenas coisas do dia a dia, ser uma pessoa melhor diariamente, respeitar o próximo, cuidar de si e da natureza.

Com isso, seu 2021 vai começar cheio de energia e com você sendo mais confiante de que tudo pode ser melhor. Mude a si e mude o mundo, o ano que vem pela frente será um ano grandioso.

CLEMILDA THOMÉ

Nascida em 1954, na Cidade de Sapopema, interior do Paraná, filha de pais agricultores, foi uma das primeiras empresárias no Brasil a se tornar bilionária ao vender sua empresa NEODENT para uma multinacional suíça. Hoje, é uma das mulheres de negócio mais influentes do país. Participa ativamente da gestão de suas empresas, no Conselho de Administração da DSS Holding, mas tem como seu maior legado, a promoção da educação, que ela acredita ser o maior agente das mudanças e desenvolvimento do país. Exatamente por esse foco, Clemilda, faz parte do Instituto Sou 1 Campeão que oferece cursos voltados para performance física, prosperidade financeira e equilíbrio emocional, ao lado do Treinador Comportamental Mama Brito e do ídolo do MMA mundial Rogério Minotouro. Um dos únicos institutos capacitados para oferecer esse tripé do conhecimento como o caminho completo e necessário para ajudar pessoas a executarem planos de vida e de negócios.