OLX Brasil conclui aquisição de 100% do Grupo ZAP e anuncia mudanças na estrutura organizacional
Negócio está em linha com a missão da empresa de reinventar o modelo de consumo do brasileiro e a posiciona como protagonista no mercado de imóveis
A OLX Brasil anuncia hoje que concluiu o processo de aquisição do Grupo ZAP, anunciado em março, pelo valor aproximado de R$ 2,9 bilhões. A partir de agora, a empresa passa a operar no mercado de imóveis com as marcas OLX, ZAP e Viva Real, com atuações complementares para atender às diferentes demandas de consumidores finais, anunciantes privados e profissionais do setor.
A OLX Brasil será liderada pelo CEO Andries Oudshoorn e terá duas unidades de negócios. Uma delas será a OLX, que, sob a gestão de Lucas Vargas, vai continuar operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos, e Serviços, além da OLX Pay, solução de pagamento digital e entrega lançada em julho. A segunda unidade de negócios, batizada de ZAP+, terá como líder Marcos Leite e será totalmente focada em imóveis, reunindo as marcas ZAP, VivaReal, DataZAP, Conecta Imobi, Anapro, Inc Pro, Geoimovel, ZAP Fin e Imobilinks. As unidades OLX e ZAP+ irão trabalhar juntas para melhor atender os profissionais de imóveis. Um primeiro passo será a integração das forças de vendas para imóveis, que ficará sob a gestão do ZAP+ e comercializará todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.
A OLX Brasil mantém sua operação distribuída pelos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, além do apoio das filiais regionais. Com a conclusão da aquisição, a empresa passa a contar com um time de cerca de 1600 colaboradores focados em reinventar o modelo de consumo dos brasileiros. O grupo combinará o trabalho de inteligência de dados que já vinha sendo desenvolvido pelas duas companhias, fortalecendo seu investimento em tecnologia voltada para a extração de insights e o aprimoramento da experiência do usuário. A equipe de tecnologia da OLX Brasil passa a contar agora com 400 pessoas.
"A OLX Brasil se fortalece, tornando-se uma das mais relevantes empresas de tecnologia 100% digital do mercado brasileiro. Essa união potencializará a experiência dos nossos consumidores, clientes profissionais e parceiros na plataforma como um todo. Além disso, terá efeitos positivos sobre as demais verticais estratégicas da OLX Brasil", diz Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.
A integração entre a inteligência de dados do DataZAP e o volume de dados da OLX Imóveis também consolida o ZAP+ como importante fonte de informação sobre o segmento imobiliário nacional.
A operação de aquisição foi aprovada em 1° de outubro pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Nova estrutura da vertical de Imóveis
A partir da aquisição do Grupo ZAP, a OLX Brasil assume o papel de protagonista no mercado de imóveis online brasileiro. Juntas, as marcas possuem 14 milhões de anúncios de imóveis, com uma média de 70 milhões de visitas por mês e mais de 40 mil clientes profissionais (imobiliárias, corretores e incorporadoras). A operação reforça a importância estratégica e a relevância do segmento de imóveis para a companhia e ocorre em um momento de grande aquecimento do mercado imobiliário, impulsionado pelas taxas de juros mais baixas, linhas de crédito favoráveis e propostas de financiamento atrativas.
Com as duas empresas juntas, a OLX se posiciona para apoiar consumidores, clientes e parceiros interessados em sua jornada de compra, venda ou aluguel. "O mundo offline ainda representa cerca de 70% dos investimentos feitos pelos players do mercado imobiliário brasileiro. Por isso, consideramos que há um enorme potencial de digitalização neste setor, com inúmeras oportunidades para a criação de soluções integradas que tornem mais simples e segura a experiência de compra e venda de imóveis", diz Andries.
Integradas, as marcas OLX, ZAP, VivaReal, DataZAP, Conecta Imobi, Anapro, Inc Pro, Geoimovel, ZAP Fin e Imobilinks permanecerão ativas no mercado para oferecer soluções às demandas de todos os públicos: consumidores, anunciantes privados e profissionais do setor, como corretores, imobiliárias e incorporadoras. No curto prazo, os produtos comerciais OLX e Grupo ZAP continuarão sendo vendidos separadamente, e também não haverá mudanças para os anunciantes privados.
Os profissionais do setor de imóveis -- corretores, imobiliárias e incorporadoras -- também permanecem como relevante público estratégico para a empresa. E focaremos em prover tecnologia, um dos pilares da companhia, com o objetivo de oferecer a melhor solução em CRM do mercado. As unidades OLX e ZAP+ vão trabalhar juntas para atendê-los com excelência e oferecer produtos e serviços que os ajudem a alcançar os melhores resultados.
"O mercado imobiliário é a maior classe de ativos do mundo e está no início de sua transformação. A combinação de força permitirá trazer o mercado imobiliário para o futuro. Tenho certeza de que a OLX Brasil será capaz de alavancar sua forte cultura de tecnologia e posição de tráfego para acelerar a inovação e levar a ZAP+ a novos patamares", afirma Brian Requarth, chairman do Grupo Zap.
Sobre a OLX Brasil
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.
Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, VivaReal, Data ZAP, Anapro, Inc Pro, Geoimovel, Imobilinks, Conecta Imobi e ZAP Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.
A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário