Brasil,

Arquiteta Karina Korn traz dicas para caprichar no painel de TV

Nesta sala de TV, Karina Korn adotou um painel de madeira em toda a extensão das paredes, inclusive onde está a lareira, trazendo conforto visual ao ambiente. A opção foi criar um nicho na marcenaria para embutir levemente a tela | Foto: Eduardo Pozella Nesta sala de TV, Karina Korn adotou um painel de madeira em toda a extensão das paredes, inclusive onde está a lareira, trazendo conforto visual ao ambiente. A opção foi criar um nicho na marcenaria para embutir levemente a tela | Foto: Eduardo Pozella

Seja para emoldurar a TV, incrementar a decoração ou para esconder a fiação dos equipamentos eletrônicos, a peça tem tudo para ser a protagonista da sala

Trazida por Assis Chateaubriand em 1950, a televisão chegou ao Brasil conquistando espaço na sala de estar e coração dos brasileiros. Sete décadas e muitas atualizações depois, um fato é certo: a TV não perdeu o seu posto de protagonista da casa. A diferença é que no lugar dos antigos modelos de tubo, estão os televisores com telas mais finas e tecnológicas, que podem ser fixadas nas paredes, melhorando o conforto na hora de assistir séries, filmes e novelas.

Foi assim que surgiram os painéis de TV, que, segundo a arquiteta Karina Korn eles são usados, principalmente, para dar acabamento à tela fixada na parede. “Eles também têm o papel essencial de esconder toda a fiação, até mesmo o fio HDMI, que é mais grosso”, completa a profissional, que sempre inclui os painéis em seus projetos. “A dica é deixar de 3 a 5 cm de profundidade atrás do painel para não ter problemas na hora de passar todos os fios por trás da marcenaria”, continua.

O painel de TV é uma ótima alternativa quando não se quer investir numa obra maior para passar o conduíte dentro da parede e conectar a fiação dos equipamentos eletrônicos. “No caso de passar o conduíte pela parede, minha dica é deixar dois conduítes de duas polegadas, o que permite a passagem do fio de HDMI com facilidade. Quanto mais espaço para a passagem, menos problemas poderão acontecer numa eventual troca de equipamento. Não sabemos o que ainda está por vir, as tecnologias mudam muito, e a espessura dos fios pode alterar bastante”, observa Karina. Nesse caso, se você já tem os cabos passando por dentro da parede não medidas sempre se alteram precisa nem ter espessura no painel, o que permite apostar em revestimentos e papel de parede para valorizar a parede.

Os cuidados também envolvem o modelo de rack, por isso algumas recomendações são válidas. Sobre a largura da peça, vale deixar passar, no mínimo, 10 ou 15 cm do tamanho da TV. “Procuro fazer um painel maior, no caso de trocarem o tamanho do televisor e não ficar desproporcional, principalmente, se temos uma parede inteira para fixar o móvel”, diz. “O acesso aos fios também é importante para facilitar a troca de aparelhos e o cabeamento dos itens”, continua Karina Korn.

Além do tamanho e da facilidade de acesso aos equipamentos eletrônicos, o visual também importa na hora de escolher o painel mais adequado para a sua casa. Porém, nesse caso, varia muito de acordo com o gosto pessoal e estilo de decoração do restante do ambiente – que pode ser sala, quarto e até cozinha, já que a televisão conquistou espaço em diferentes cômodos.

Com pé-direito duplo, o living revela um amplo painel de madeira rústica que segue até o teto. Karina Korn apostou nesse elemento para aquecer o ambiente de dimensões generosas, dispensando inclusive o uso de obras de arte. No outro ambiente, um painel feito com laminado cinza escondeu a fiação e serviu como base para o rack e o nicho aéreo. Rente a parede, a fiação passou por dentro da parede | Fotos: Eduardo Pozella

A sala de estar recebeu um amplo painel de madeira em toda extensão da parede. Karina Korn optou por passar o conduíte para levar a fiação da TV até o rack, garantindo um visual clean no ambiente | Foto: Celina Germer

Sobre Karina Korn Arquitetura

O amor por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de 26 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil, quanto internacionalmente, com projetos reconhecidos em Tel Aviv e Miami. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Seu vasto portfólio conta com passagens em diversas edições da CASACOR, e mostras como a CAD Brasil, Artefacto e Favorita, além de ações sociais no Projeto Casa da Criança, contribuindo para a transformação de abrigos e creches infantis.

Prioriza sempre o excelente atendimento ao cliente junto à sua equipe multidisciplinar, do projeto ao acompanhamento das obras. Para ela, arquitetura e decoração são muito mais que projetar – significam realizar sonhos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo