O sistema de castas continua fazendo vítimas
Vivaldo José Breternitz
O sistema de castas é uma forma de divisão social que surgiu há cerca de dois mil anos na área que hoje compreende a Índia e regiões adjacentes.
Nele, as pessoas são divididas basicamente em cinco grandes grupos: brâmanes (sacerdotes e intelectuais), xatrias (guerreiros), vaixas (comerciantes), sudras (camponeses, artesãos e operários) e finalmente o grupo mais baixo, os dalits, também chamados párias ou intocáveis. Há milhares de subgrupos, cuja as organizações são levados em conta fatores de natureza étnica, religiosa etc.
O sistema de castas foi banido pela legislação indiana, embora sua herança ainda persista em muitos aspectos da vida cotidiana do país, onde cerca de 400 milhões de pessoas, ou 25% da população, são dalits.
Era impossível uma pessoa mudar de casta e o sistema levava os dalits a situações tais como serem proibidos de ir a regiões onde viviam pessoas de castas superiores, seus filhos não poderem estudar com crianças de outras castas e até mesmo serem obrigados a abaixar-se quando uma pessoa de uma classe superior se aproximasse, para que essa pessoa não fosse maculada pela sombra do dalit.
Agora, surpreendentemente, chega à justiça dos Estados Unidos, uma ação em que executivos indianos da Cisco, uma companhia da área de tecnologia, são acusados de adotar atitudes inspiradas no sistema de castas contra funcionário indiano da mesma empresa.
A ação é movida pelo Department of Fair Employment and Housing da Califórnia, que alega que os executivos, provenientes de uma casta superior, ridicularizavam publicamente o funcionário, um dalit, afirmando que este só conseguira estudar em função do sistema de cotas implantado pelo governo indiano em 1980.
Ao se queixar à área de recursos humanos da empresa, o funcionário recebeu a informação de que "discriminação de castas não era ilegal". Logo, ele foi afastado da liderança dos projetos que conduzia e deixou de receber bônus; enfim, sua carreira foi congelada.
Quando a ação se tornou pública, vieram à tona outras histórias semelhantes, com cerca de 250 profissionais dalits da área de tecnologia, que trabalham em empresas como Google, Facebook, Microsoft, Apple e Netflix terem relatado abusos, humilhações e prejuízos em suas carreiras, sempre causados por indianos de castas mais altas.
É surpreendente como posturas como essas sejam adotadas por profissionais de alto nível técnico em um país evoluído como os Estados Unidos. Histórias desse tipo mostram como é importante a luta contra qualquer tipo de discriminação.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário