Brasil,

Governo Trump ataca mais uma empresa chinesa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Vivaldo José Breternitz

Dando sequência à guerra comercial contra a China, o governo Trump volta suas baterias contra outra empresa chinesa de tecnologia: a SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation), a maior fabricante de chips do país asiático.

Na sexta-feira, 25 de setembro, o Departamento de Comércio dos EUA baixou novas restrições às exportações para a SMIC; para isso, agora, as empresas americanas devem obter licenças do governo para vender a ela produtos como software e equipamentos de fabricação de chips.

Ao comunicar as novas restrições, o Departamento de Comércio disse que tomou a medida porque as exportações para a SMIC representavam um "risco inaceitável", pela possibilidade de serem utilizadas para fins militares ao viabilizar o avanço tecnológico das forças armadas chinesas.

Em comunicado à imprensa, a SMIC disse não ter recebido nenhum aviso oficial das restrições americanas e que não tem vínculos com militares chineses e não fornece seus produtos às forças armadas daquele país.

Apesar dessas novas restrições, a SMIC ainda não faz parte da lista de organizações impedidas pelo governo americano de usar tecnologia desenvolvida no país em seus produtos, embora as novas restrições sejam mais um golpe contra a SMIC, que já havia sido afetada pelas sanções dos Estados Unidos contra a Huawei, sua principal cliente, que consta da lista desde 2019.

Para a Huawei, as sanções americanas trouxeram sérios problemas, inclusive obrigando-a a parar de fabricar seu chip Kirin, um dos processadores mais avançados do mercado de smartphones e que equipavam os celulares de ponta da Huawei.

Guerras comerciais são sempre ruins para todos; esta afeta também a designer de chips americana Qualcomm, que usa a SMIC para fabricar alguns de seus produtos.

E como guerra é guerra, a China anuncia estar elaborando sua própria lista de "entidades não confiáveis", que poderia impedir certas empresas estrangeiras de importar, exportar ou investir no país.

Como é possível que essas atitudes de Trump sejam tomadas apenas com fins eleitoreiros, esperemos que, passadas as eleições americanas, a guerra termine.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar