Brasil,

Coral Vivo lança Guia de Consumo Consciente de Pescado da Costa do Descobrimento

A Costa do Descobrimento apresenta rica biodiversidade A Costa do Descobrimento apresenta rica biodiversidade

A publicação gratuita "Do Mar À Mesa - Guia de Consumo Consciente de Pescado da Costa do Descobrimento" acaba de ser lançada, e está disponível no site do Projeto Coral Vivo. Trata-se de uma publicação da Série Livros do Museu Nacional. O objetivo é mostrar como um consumo consciente traz benefícios para todos, e alertar para a importância da manutenção dos estoques pesqueiros.

“Esperamos contribuir e ajudar também a promover a inclusão social associada à pesca artesanal, criando um novo vetor na cadeia produtiva local, que aproxime os principais atores desse segmento, o pescador e a pescadora, do consumidor final”, destaca a oceanógrafa Flávia Guebert, coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Com 64 páginas, “Do Mar À Mesa” aborda o que são recifes de coral, aspectos históricos da pesca artesanal, diversidade e sustentabilidade do pescado, arte da pesca, pescado da Costa do Descobrimento e sustentabilidade. Foram criadas na publicação categorias para cada condição da espécie, de acordo com seu estado de conservação.

Em verde, estão as espécies abundantes e liberadas para consumo frequente e capturadas de modo responsável, como guaiuba, dourado, olho-de-boi, cioba e ouriço-preto. Estão em amarelo as páginas com espécies que possuem sazonalidade, período de defeso ou estoques que apresentem riscos à sustentabilidade dos recursos, cujo consumo deve ser moderado. Já em vermelho estão as espécies com pescarias insustentáveis, com estoques em declínio ou com algum grau de ameaça de extinção. Os autores são integrantes do Coral Vivo: Carlos Henrique Lacerda, Débora Pires, Flávia Guebert, Teresa Gouveia, Bruno Brauer e Alexandre Oliveira.

Os interessados podem baixar gratuitamente na seção Pesquisa e Educação do site do Coral Vivo. Acesse em: http://coralvivo.org.br/arquivo/4819/do-mar-a-mesa

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ e é realizado por 14 universidades e instituições de pesquisa. Trabalha para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos. Ele é um dos seis projetos ambientais que compõem a Rede de Projetos de Conservação de Biodiversidade Marinha (Biomar), criada em 2007 pela Petrobras em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e projetos patrocinados. São eles: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador, Projeto Meros do Brasil e Projeto Tamar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo