Brasil,

Saúde Felina: 5 motivos para seu gato conhecer uma clínica cat friendly

Saúde Felina: 5 motivos para seu gato conhecer uma clínica cat friendly

Médica-Veterinária da ROYAL CANIN® explica como pequenos cuidados podem diminuir o estresse dos gatos quando visitam uma clínica

Você sabe por que os check-ups preventivos são muito importantes? Durante uma consulta de rotina, o Médico-Veterinário pode detectar condições que afetam a saúde do gato muito antes de serem perceptíveis, o que torna possível serem tratadas antes de ficarem mais graves e exigir recursos e procedimentos mais caros e invasivos. Além disso, o felino é considerado idoso a partir dos 7 anos, e, por isso, os exames preventivos são uma parte crucial de um estilo de vida saudável desde filhote.

Embora seja um pet consideravelmente popular no Brasil, os cuidados com os gatos ainda são pouco conhecidos pelos tutores. Muitos idealizam que o felino é um animal extremamente independente e que, por demorar a apresentar sintomas quando algo não está bem, não precisa de tantos cuidados médicos. Mas, a verdade é que os gatos têm suas peculiaridades e um perfil totalmente diferente de um cão. Por isso, a ROYAL CANIN®, referência mundial em Nutrição e Saúde para gatos e cães, está liderando um movimento global - a campanha "Meu Gato no Vet" - para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde preventiva dos felinos. Para impulsionar essa causa, a marca firmou parceria com a American Association of Feline Practitioners e a International Society for Feline Medicine e se tornou patrocinadora do programa Cat Friendly Practice® no Brasil, de modo que mais pessoas possam conhecer as melhores práticas relacionadas aos cuidados com os felinos.

Para trazer mais entendimento sobre o tema, a Médica-Veterinária Natália Lopes, Gerente de Comunicação Científica da ROYAL CANIN® Brasil, elencou os principais motivos para tutores considerarem uma clínica cat friendly para as consultas do seu gato:

• Menos estresse dos pacientes felinos.

Diversas boas clínicas e hospitais veterinários em todo o país prestam atendimento tanto para cães como para gatos. Não é incomum que as duas espécies coexistam no mesmo ambiente, como a sala de espera da clínica, ou mesmo que um gato entre para uma consulta logo após o Médico-Veterinário ter atendido um cão. Esse tipo de situação, seja pelo contato visual ou o cheiro de uma outra espécie, pode gerar desconforto para o felino.

A dificuldade e estresse do gato por conta do ambiente acaba influenciando, muitas vezes, o tutor a postergar os check-ups preventivos - isso sem falar nos casos em que alguns sequer voltam a fazê-los. Uma pesquisa mundial da ROYAL CANIN® revelou que 66% dos tutores de gatos agendariam consultas com mais frequência se a experiência na clínica veterinária fosse mais agradável para o animal. Além disso, 31% dos respondentes disseram ficar tensos ao planejar uma visita ao veterinário e 22% adiaram uma visita para evitar o estresse de seu gato ainda que 75% dos tutores confiem no profissional.

Procurar por uma clínica com o selo Cat Friendly Practice® pode melhorar ambas as experiências: do tutor e do gato. Isso poderá ajudar na manutenção dos check-ups regulares, refletindo em mais bem-estar, saúde e longevidade para o pet.

• Você é um membro importante da equipe de saúde do seu gato.

Ter o respaldo de um Médico-Veterinário é essencial. Mas, um bom tutor também procura entender melhor sobre o seu pet. Saber como é o melhor jeito de lidar com o felino, que vai desde a preparação do ambiente, métodos de adestramento, além de compreender a importância da saúde preventiva para uma espécie que demora a apresentar sintomas, gera inúmeros benefícios - tanto para a saúde do animal como para a satisfação e confiança do tutor.

No site oficial do programa Cat Friendly Practice® - http://catvets.com - é possível encontrar guias práticos, separados por temas, como "Vacinas para o seu gato", "Levando seu gato ao Veterinário" e "Como eu sei que meu gato está sentindo dores". Os materiais estão disponíveis para download em português: http://catvets.com/guidelines/brochures-portuguese. Acessando o site, o tutor também encontra vários outros conteúdos para entender o nível de detalhamento e cuidado que a Cat Friendly Practice® e a American Association of Feline Practitioners possuem para poder orientar clínicas, hospitais, profissionais de saúde animal e tutores.

• Detalhes que fazem a diferença.

O conceito Cat Friendly significa entender as situações e o ambiente através do ponto de vista do gato. Além disso, ser gentil, amigável e oferecer um atendimento adaptado às necessidades dos felinos nas clínicas veterinárias, entendendo suas especificidades. Esta prática envolve adaptações na sala de espera, e consultório e áreas de internação e, especialmente, a preparação e treinamento da equipe veterinária e de apoio, como recepcionistas, por exemplo.

É papel do time manusear o animal com cuidado, afim de minimizar sua ansiedade e estresse, assim como oferecer orientações para o tutor sobre melhores práticas para levar o bichano até a clínica da forma mais confortável possível. Com o objetivo de padronizar e reconhecer o atendimento amigável aos felinos, a American Association of Feline Practitioners e a International Society for Feline Medicine criaram o selo Cat Friendly Practice®.

O selo certifica clínicas e hospitais veterinários que praticam em sua rotina os requisitos de estrutura, educação e de atendimento para gatinhos. Por meio da melhor compreensão dos comportamentos naturais e respostas previsíveis desta espécie, é possível integrar o gato em seu papel de paciente. A experiência com o programa Cat Friendly Practice®, já aplicado em diversas clínicas em todo o mundo, demonstrou uma taxa de sucesso de mais 90%, garantindo satisfação tanto para a clínica, o tutor e, claro, os gatos.

• Tutor de primeira viagem? Saiba por onde começar.

As visitas periódicas ao Médico-Veterinário são importantes para o plano de saúde específico do gato e, ao adotar um gatinho, a primeira coisa a se fazer é levá-lo à uma clínica veterinária para exame de rotina. O profissional avaliará tópicos como nutrição, estilo de vida, enriquecimento social e ambiental, prevenção de doenças e parasitas e comportamento. Uma vez que o animal sinta-se seguro no ambiente, fica mais fácil realizar todos os exames e evitar possíveis alterações nos resultados.

Procurar por uma clínica cat friendly dará mais segurança para o tutor de primeira viagem que, desde o início, receberá as orientações das melhores práticas para cuidar dos felinos nas mais diversas circunstâncias.

• Você também pode fazer a diferença na vida de outros gatinhos

Com mais pessoas conscientes da importância da saúde preventiva e do correto manejo para melhor atender as necessidades específicas dos gatos, juntos, tutor e Médico-Veterinário podem decidir como oferecer os melhores cuidados, reunindo-se pelo menos uma vez por ano - vale saber que filhotes e idosos necessitam de uma frequência maior - para conversar sobre o felino e quaisquer mudanças que ocorreram em sua vida. Por isso, o próprio tutor pode conversar com o seu Médico-Veterinário de confiança sobre a existência do selo Cat Friendly Practice® caso ele desconheça.

Hoje, no Brasil, apenas 27 clínicas contam com a certificação outorgada pela AAFP. Crescer esse número representa mais gatos recebendo as melhores práticas voltadas especificamente aos felinos. Uma pesquisa global da American Association of Feline Practitioners, realizada em 2019, mostrou que 98% das clínicas mundiais que contam com a certificação dizem estar satisfeitas com o programa de Cat Friendly Practice® e 97% indicariam para outros Médicos-Veterinários a busca pelo selo. O levantamento ainda revelou que 90% tiveram impacto positivo na dinâmica da equipe ao manusear, tratar e cuidar dos gatos. Além disso, a participação no programa fez com que 91% dos profissionais se aprofundassem no conhecimento específico da espécie e 82% das clínicas disseram ter tido aumento no número de consultas, fruto do melhor desempenho no cuidado com os felinos.

Para encontrar clínicas que já contam com o selo Cat Friendly Practice®, acesse: http://catfriendly.com/find-a-veterinarian/

Sobre a ROYAL CANIN®

A multinacional Royal Canin, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, celebrou 50 anos em 2018. Com 16 fábricas no mundo e presente em 92 países, a marca considera sempre o gato e o cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais.

Em 2002, passou a fazer parte da Mars, Incorporated, líder mundial em alimentos para animais de estimação. A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990. No mercado brasileiro, a marca disponibiliza mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças. Os produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS