Brasil,

Achocolatado em caixinha: por que banir a opção da sua rotina

Prático, o leite achocolatado em caixinha ganha, graças à característica, espaço na rotina alimentar de crianças e adultos. Mas, se a praticidade é um ponto positivo, o produto está longe de ser a opção mais nutritiva, conforme esclarece a nutricionista clínica do Hospital Edmundo Vasconcelos, Karina Fernando Cadete Leite. “O ideal é que não haja o consumo do produto”, diz ela.

A razão para isso está na composição da bebida, que segundo a especialista, possui alto teor de sódio, conservantes, corantes, estabilizantes e açúcar, o que, no longo prazo, pode acarretar problemas de saúde, principalmente no público infantil.

“O leite achocolatado em caixinha é considerado um alimento ultra processado e, por isso, não deve fazer parte da alimentação saudável. Na maioria dos casos, o teor de açúcar é superior ao de cacau, o que traz malefícios à saúde como maior tendência a obesidade, diabetes e doenças do sistema circulatório”, reforça Karina.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade diária de consumo de açúcar deve ser de, no máximo, 25 gramas. No entanto, a maioria das opções de achocolatado em caixinha ofertadas no mercado supera a marca. “Isso quer dizer que uma única caixinha do produto contém mais açúcar do que o recomendado como consumo máximo ao longo de um dia inteiro”, explica Karina.

Os achocolatados em versões enriquecidas com proteínas ou adoçados com stevia não passam impunes à recomendação de não haver consumo rotineiro. Embora mais saudáveis do que as versões tradicionais do produto, ambas as opções são consideradas alimentos com pouco valor nutricional. “Independentemente do diferencial que oferecem, ainda estamos falando de um alimento ultra processado e que, portanto, não deve fazer parte da alimentação cotidiana”, enfatiza a nutricionista.

“O consumidor precisa ficar atento aos ingredientes contidos no produto, pois, para compensar a ausência ou diminuição de algum componente, é acrescentada ou aumentada a quantidade de outro, de modo a manter suas características principais e o sabor”, conclui.

Opções mais saudáveis

Uma alternativa ao produto industrializado é que o consumidor faça seu leite achocolatado caseiro, misturando leite (pasteurizado e não UHT) com cacau em pó, se possível sem acrescentar açúcar. Caso não haja essa possibilidade, o ideal é escolher um açúcar menos processado e refinado, como o mascavo ou demerara. Outra opção é que o consumidor faça uma retirada gradativa do produto de sua alimentação diária, reduzindo o volume consumido e substituindo a bebida por preparações caseiras mais saudáveis, como leite batido com frutas.

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS