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Unilever anuncia transição dos produtos de limpeza e lavanderia para química verde. No Brasil, mudança já começou

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Zanaroli
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Investimento global de 1 bilhão de euros no programa "Futuro Limpo" vai promover o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis até 2030

A Unilever, umas das líderes mundiais em bens de consumo, vai substituir globalmente 100% do carbono derivado de combustíveis fósseis de seus produtos de limpeza e lavanderia por carbono obtido de fontes renováveis ou recicladas. Com investimento de 1 bilhão de euros em pesquisas e desenvolvimento, o programa visa transformar a pegada ambiental de suas marcas globais de limpeza e lavanderia como OMO, Brilhante, Cif, Sétima Geração, entre outras.

Essa nova ambição é o coração do programa "Futuro Limpo", iniciativa global de inovação e sustentabilidade da Unilever, desenvolvida pela divisão de Cuidados com a Casa da companhia, para mudar radicalmente o modo como os produtos de limpeza e lavanderia mais utilizados no mundo são criados, fabricados e embalagem em suas fórmulas e embalagens dos produtos para reduzir a pegada de carbono.

A maior parte dos produtos de limpeza e lavanderia disponíveis no mercado contém componentes químicos feitos a partir de combustíveis fósseis, fonte não-renovável de carbono. A transição da Unilever para fontes renováveis ou recicladas de carbono busca se desvencilhar do mercado de combustíveis fósseis. Primeira iniciativa com esta magnitude, o "Futuro Limpo" vem ao encontro da ambição da companhia de zerar as emissões líquidas de seus produtos até 2039.

Para Eduardo Campanella, vice-presidente de Cuidados com a Casa da Unilever para a América Latina, ações de combate às mudanças climáticas não podem mais esperar. "Diariamente, 2,5 bilhões de pessoas tocam um produto Unilever no mundo. Essa é a dimensão da nossa responsabilidade e da capilaridade que temos para liderar essa agenda de transformação. Nosso objetivo é convidar outras indústrias a virem conosco em um movimento - sem volta - rumo a uma nova economia. Uma economia que seja igualmente boa para as pessoas e para o planeta".

Os componentes químicos usados nos produtos de limpeza e lavanderia fabricados pela Unilever são responsáveis por 46% da pegada de carbono ao longo do seu ciclo de vida. Assim, com o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos, a empresa vai abrir novos caminhos para reduzir a pegada de carbono de algumas das maiores marcas de limpeza e lavanderia do mundo. A Unilever espera que essa iniciativa sozinha reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20%.

NO BRASIL

A Unilever já está inovando no mercado brasileiro, trazendo a seus consumidores algumas entregas sustentáveis alinhadas às prioridades do programa "Futuro Limpo". Tais prioridades são: eliminar os petroquímicos; reduzir a pegada de carbono; diminuir o consumo de água; reduzir o plástico de uso único nas embalagens; e utilizar cada vez mais ingredientes em que os consumidores confiam.

Lançada em 2019, a marca Sétima Geração é um dos exemplos claros de entrega dessas prioridades no Brasil. Com um portfólio composto por produtos biodegradáveis, fabricados com 99% de matérias-primas vegetais e nenhum ativo petroquímico, a marca já endereça a eliminação do uso de petroquímicos. Além disso, todas as embalagens são feitas de plástico reciclado e plástico verde proveniente da cana-de-açúcar.

A tecnologia de ativos concentrados nas fórmulas de Brilhante é outro exemplo de inovação a serviço da sustentabilidade ambiental, disponível ao público brasileiro desde 2019. Graças a ela, a marca eliminou 20% das emissões de carbono gerados pela versão anterior, o que corresponde a dez carros percorrendo mais de cinco vezes o planeta Terra.

Já a fórmula seis vezes mais concentrada de OMO para Diluir eliminou 72% do plástico da embalagem, resultando na diminuição do uso plástico virgem, além de gerar menos emissões de CO2 .

O "Futuro Limpo" simboliza a visão de reestruturação radical da Unilever no modo como quer conduzir seus negócios. Segundo Peter ter Kulve, presidente global da divisão de Cuidados com a Casa da Unilever, a dependência da indústria de combustíveis fósseis não deve mais existir. "Devemos parar de extrair carbono de debaixo do solo enquanto há uma enormidade de carbono acima dele. Basta aprender como utilizá-lo em escala."

Este é um novo ciclo para a Unilever, que há dez anos foi pioneira em falar de sustentabilidade como propósito e estratégia de negócios. "Estamos revisitando todo nosso portfólio para oferecer ao consumidor produtos de limpeza e lavanderia sustentáveis e ao mesmo tempo mais acessíveis. Com os rápidos avanços da ciência e da tecnologia, já é possível oferecer produtos que sejam bons para os consumidores e muito melhores para o meio ambiente", completa Campanella.

DIVERSIFICAÇÃO DAS FONTES DE CARBONO

Para detalhar a estratégia de diversificação das fontes do carbono utilizado nas fórmulas, a Unilever criou o Carbon Rainbow™. O carbono negro, obtido de fontes não-renováveis, como petróleo, por exemplo, será substituído por CO2 capturado da atmosfera (carbono roxo), de plantas e fontes biológicas (carbono verde), de fontes marinhas, como algas (carbono azul) e por meio de carbono recuperado de resíduos (carbono cinza).

Carbon Rainbow™ na prática

O "Futuro limpo" já está financiando projetos de pesquisa e de desenvolvimento com base em seu novo modelo, tais como:

• Carbono roxo (captura e utilização de carbono para produzir carbonato de sódio e outras substâncias químicas)

• Carbono verde (surfactante ramnolipídeo derivado de biomassa terrestre)

• Carbono cinza (surfactante derivado de resíduos)

• Biodegrabilidade (polímeros de limpeza biodegradáveis)

• Fórmulas de baixo carbono (ingredientes com eficiência de peso)

De acordo com o Carbon Rainbow™, a extração de carbono considerará o impacto ambiental e será monitorada pelos programas de extração sustentável da companhia, para evitar processos desordenados do uso do solo. "Há uma nova bioeconomia surgindo das cinzas dos combustíveis fósseis", conclui Peter ter Kulve, presidente global da divisão de Cuidados com a Casa da Unilever.

O mundo deve eliminar o uso dos combustíveis fósseis e fazer a transição para recursos renováveis, de menor impacto nos ecossistemas e que ajudam a restaurar a natureza. Segundo Tanya Steele, diretora executiva da WWF no Reino Unido, "os compromissos assumidos pela Unilever, associados à robustez da sustentabilidade, têm potencial genuíno para uma contribuição importante na preservação da natureza a partir do momento em que transitamos para uma economia que trabalha com os recursos naturais, não contra eles".

"Diversificar as fontes de carbono é essencial para crescermos dentro dos limites do planeta. Os nossos fornecedores e parceiros de inovação desempenham um papel importantíssimo nessa transição. Ao compartilharmos o modelo Carbon Rainbow™, invocamos uma transformação no modo como usamos carbono em toda a economia", afirma Kulve.

Compromissos assumidos recentemente pela Unilever:

• Zerar as emissões líquidas de carbono geradas por nossos produtos, da fabricação às gôndolas, até 2039;

• Reduzir pela metade o impacto dos gases do efeito estufa durante todo o ciclo de vida dos nossos produtos até 2030;

• Zerar as emissões de gases do efeito estufa das nossas operações até 2030;

• Tornar as fórmulas dos nossos produtos biodegradáveis até 2030;

• Alcançar uma cadeia produtiva sem desmatamento até 2023;

• Reduzir pela metade o uso de plástico virgem, ajudar a coletar e processar mais plástico do que vendemos e garantir que todas as embalagens plásticas dos nossos produtos sejam reutilizáveis, recicláveis e compostáveis, usando pelo menos 25% de plástico reciclado nas embalagens até 2025.

Sobre a Unilever

A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com produtos vendidos em mais de 190 países para 2,5 bilhões de consumidores por dia. A companhia tem 155 mil funcionários e alcançou os € 52 bilhões em vendas no ano de 2019. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento. As mais de 400 marcas da Unilever, como Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe são encontradas nos lares do mundo todo. No Brasil, a Unilever está há 91 anos.

O Plano de Vida Sustentável da Unilever (USLP) fundamenta a estratégia da companhia com base nos seguintes compromissos:

• Ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e bem-estar;

• Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos;

• Melhorar as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas.

O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas sustentáveis da companhia têm crescido 69% mais rápido do que o restante do negócio e responderam por 75% do crescimento da Unilever em 2018.

Desde 2010, por meio do Plano de Sustentabilidade, a companhia trabalha para gerar crescimento, enquanto: (1) ajuda mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e o bem-estar, (2) reduz pela metade o impacto ambiental de seus produtos e (3) melhora as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas. Temos conquistado progressos significativos e continuamos a expandir nossa ambição - recentemente nos comprometemos a ter 100% das nossas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Embora ainda haja muito a ser feito, temos orgulho de termos sido reconhecidos, em 2018, como líder do setor pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Fomos ainda a empresa mais bem avaliada na pesquisa Global Corporate Sustainability Leaders da GlobeScan / SustainAbility pelo oitavo ano consecutivo.


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