Brasil,

Duratex lidera ranking de transparência dos compromissos ESG do setor florestal

Ranking SPOTT avalia 100 empresas de todo mundo em 175 critérios

A Duratex foi apontada pela publicação “Anual Summary of Timber e Pulp Assessments” como a empresa do Brasil e das Américas com maior transparência dos compromissos ESG do setor de madeira e celulose. O ranking é desenvolvido pelo programa SPOTT (Sustainability Policy Transparency Toolkit), iniciativa da ZSL (Zoological Society of London) e tem seu resultado determinado a partir de 175 critérios. Além da liderança doméstica e no continente, a Duratex alcançou a quarta colocação no mundo em 2020.

A publicação analisou 100 diferentes empresas privadas, que atuam no ramo de madeira e celulose pelo mundo, com o objetivo de dar suporte a investidores preocupados com as políticas e práticas das companhias nos âmbitos ambiental, social e de governança – conceito sintetizado pela sigla derivada do inglês ESG. Em 2020, a Duratex obteve pontuação de 76,1%, um aumento de 10,2 p.p. em relação à avaliação de 2019. A média do resultado de todas as empresas analisadas em 2020 foi de 22,6%.

Os índices e informações utilizados pela avaliação estão alinhados com exigências de certificadoras de atuação global e organizações transnacionais como FSC, PEFC, GRI e a iniciativa UNGC, da ONU. Os critérios analisados são objetivos e divididos em 10 categorias, cuja pontuação é anualmente atualizada e anunciada. A cada edição novos indicadores são incluídos, estimulando a melhoria contínua nas empresas avaliadas.

As categorias avaliadas este ano foram: Política de sustentabilidade e liderança; Gerenciamento de terras, florestas e fábricas; Padrões de certificação; Desmatamento e biodiversidade; Valor de conservação, estoque de carbono e impacto; Solo, incêndios e emissão de gases de efeito estufa; Água, químicos e gestão de resíduos; Comunidade e direitos trabalhistas; Cadeia de fornecedores e parceiros; Governança e litígios;

O SPOTT analisa as empresas a partir de suas informações públicas, dando ênfase na transparência corporativa. Dados sem verificação por terceira parte, por exemplo, recebem valor menor de ponderação na formação da nota final. O objetivo é incentivar as boas práticas, visando tornar a cadeia de produção de madeira e celulose mais sustentável social e ambientalmente.

“Ficamos satisfeitos com o reconhecimento enquanto referência global de sustentabilidade e governança dentro do setor. Desde a sua fundação, a Duratex se preocupa com os impactos de sua atuação sobre o meio ambiente e no âmbito social, buscando atingir a excelência em todos os critérios de análise, que são atualizados e consolidados a cada ano. Iniciativas como o SPOTT são fundamentais, pois apenas com transparência e informações fidedignas é possível que o setor caminhe rumo ao cenário de plena adesão às melhores práticas”, comenta José Ricardo Ferraz, diretor de Operações Madeira da Duratex.

“O interesse no SPOTT mostra que há uma quantidade cada vez maior de compradores e instituições financeiras avaliando as empresas florestais não apenas pela sua lucratividade, mas também pelo seu compromisso com as melhores práticas ESG. O objetivo da ferramenta SPOTT é fornecer dados a investidores e compradores com consciência sobre algumas das empresas de madeira e celulose mais proeminentes do mundo, para ajudá-los a identificar aquelas que trabalham para garantir que seus compromissos sejam claros, detalhados e transparentes. Desta forma, o SPOTT atua como um excelente ponto de partida em um processo de due diligence profundo, que também deve incluir uma avaliação de como uma empresa está implementando seus compromissos na prática”, finaliza Charles Hammans, responsável pelo relatório do setor de madeira e celulose do SPOTT.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira de capital aberto e público, controlada pela Itaúsa - Investimentos Itaú S.A - e Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores em que atua e a maior produtora de painéis e pisos de madeira industrializados, louças sanitárias e acessórios de metal da Hemisfério Sul, além de ser um dos maiores produtores de ladrilhos cerâmicos do Brasil. Com sede administrativa em São Paulo, possui 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (nos estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e a Caetex, joint venture criada para plantar florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais alto padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 do B3 - ISE.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS