Natureza como protagonista no trabalho da The Flowerpunchers
The Flowerpunchers apresenta um pouco de seu universo de possibilidades no Inspiramais, de 25 a 27 de agosto, mostrando a força da natureza como inspiração e matéria-prima em peças únicas que respeitam o tempo natural.
Em um mundo que valoriza a velocidade e o fast fashion respeitar a sabedoria ancestral que diz: "quem planta tâmara não colhe tâmara" ou o famoso: "tempo de semear e tempo de colher" parece não fazer sentido para o mundo dos negócios, no entanto, 2020 veio rompendo paradigmas e levando para outras visões de vida e consumo.
E a The Flowerpunchers representa com perfeição um novo olhar e um novo fazer que vai além do handmade sustentável por utilizar matérias-primas amigas do meio ambiente.
As peças respeitam o tempo da natureza e as flores, ervas e plantas utilizadas são colhidas de maneira delicada, quase como uma poda pedindo permissão à natureza. As estamparias são feitas com flores, ervas e plantas inclusive com algumas recém-caídas naturalmente no jardim de uma das co-fundadoras. Entre as pedras brasileiras utilizadas no processo manual destaque para Ametista, Quartzo Rosa e Quartzo Verde. Além disso, os resíduos são trabalhados em outros produtos como velas e incensos. As pedras usadas no processo de estamparia também são transformadas em peças únicas, cheias de energia.
The Flowerpunchers no Inspiramais 2020 II
Os visitantes da edição digital do Inspiramais poderão conhecer em primeira mão um pouco do rico universo The Flowerpunchers.
A natureza é a convidada para estampar o cruzamento entre saberes ancestrais e tecnologias emergentes em diversas plataformas phygital- físicas e digitais.
Designers de superfície, apaixonadas por plantas e pelos encantos da natureza, Carol Garcia e Gabriela De Laurentis uniram-se em março de 2020 para realizar uma obra floral têxtil em conjunto para uma exposição. Nasce a semente das Flowerpunchers.
A partir desse marco inicial, as marteladas e o encantamento pelas plantas se intensificaram. Em maio do mesmo ano, o jardim floresceu com a integração de Solimar Isaac, arquiteta paramétrica e digital flowerpuncher, que completou o trio.
Nesta edição do Inspiramais digital, as colaborações incluem a série Dancing Flowers, junto ao duo de designers 3D Letícia Acciarito e Henrique Assis, do Studio Acci, o wallpaper Flower Punchers, assinado pela ilustradora botânica Submarina, as canções Brisa de Fim de Noite e Margarida dos músicos Neto Francatto e Gui Mendes, um universo imersivo criado em arquitetura paramétrica por SIA e ativações especialmente produzidas por ClapClap Celebrations.
Dancing Flowers
Numa parceria exclusiva com os designers 3D Letícia Acciarito e Henrique Assis, do Studio Acci, The Flowerpunchers desenvolveu estamparias para tecidos digitais, na série artística Dancing Flowers. A Rosa Negra de Halfeti é uma flor lendária e a impressão de suas pétalas é inspirada no romance A Tulipa Negra, de Alexandre Dumas. Seu ritmo traz a poesia matemática do musicista Gui Mendes, cujo dedilhado ao violão lembra o cancioneiro medieval com a personalidade autoral desse jovem músico brasileiro.
Sobre The Flowerpunchers
The Flowerpunchers produz estampas, acessórios e adornos inspirados na natureza e nos fios invisíveis que unem todas as pessoas. Isso inclui realidade aumentada e realidade imersiva, entre outras possibilidades.
Materiais:
Algodão
Linho
Lã feltrada com pelos de cães domésticos das raças Lhasa Apso, Terrier Tibetano e Bearded Collie.
Tintura natural extraída por meio de marteladas de plantas silvestres, ervas e flores que crescem livremente no Quintal da Boa Ventura, em São Paulo.
Pedras brasileiras (ametista, quartzo rosa e quartzo verde).
Técnicas:
Flowerpounding
Tingimento natural
Kintsugi
Feltragem artesanal
Macramê
Realidade aumentada
Realidade imersiva
Design 3D
Parametria
Ilustração botânica
Lettering
Composição musical
Colaborações:
SIA – Arquitetura Paramétrica
Studio Acci - 3D Design
ClapClap Celebrations – Ativações digitais
(Sub)marina – logo e Ilustração botânica
Lucius Vilar – ilustração digital
Gui Mendes – composição musical
Neto Francatto – composição musical
Suzana Comunica – comunicação corporativa
DeLaurentis – Divulgação e pesquisa das técnicas
Agradecimentos:
Suzana Azar
Monique Vandresen
Theophilo Augusto Pinto
Fawsia Borralho
Guilherme Bryan
Andrea D’Andrea
Thays Toschi
Leandro Fukushima Freitas
Manuel Zapata
Danilo Cañizares
Carol Olival
Letícia Acciarito
Henrique Assis
Ilse Guimarães
Lucius Vilar
Phil Pallen
Gui Mendes
Netto Francatto
Instituto by Brasil
Ixel Moda
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário