Brasil,

Construção civil aposta em sustentabilidade para o período de recuperação econômica

Simone Las Casas, diretora da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito

Empregar práticas ambientalmente corretas ainda é um grande desafio para a construção civil. Afinal, este é um dos setores que mais consomem recursos naturais e gera quantidades exorbitantes de resíduos em seus processos produtivos. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2014 a construção civil gerava cerca de 122.262 toneladas de resíduos por dia.

Porém, o advento da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, fez com que a busca por alternativas sustentáveis se acelerasse. Entre as soluções, estão ações simples como, a criação de planejamentos de obras bem definidos, a escolha de fornecedores e produtos sustentáveis e a reutilização de matérias-primas.

A resposta para uma rápida recuperação do setor da construção civil está na adoção de práticas sustentáveis. Estas medidas minimizam os grandes impactos ambientais e são importantes para a redução de gastos e aumento da produtividade de diversos segmentos.

Além do aumento dos ganhos tanto para o empreendimento quanto para o meio ambiente, construções responsáveis influenciam diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores e da sociedade em geral. Afinal, um projeto de iniciativa sustentável pode proporcionar mais qualidade ao trabalho oferecido, enquanto traz segurança aos colaboradores, possibilita a diminuição de custos financeiros, otimiza processos e promove o melhor aproveitamento dos recursos naturais e energéticos. Vale lembrar ainda, que a redução e o gerenciamento adequado de resíduos, podem ser decisivos para a recuperação futura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS