Brasil,

BCG revela queda global no compromisso de empresas com a inovação

Pesquisa realizada antes do surto de covid-19 também aponta redução expressiva da priorização da inovação na América Latina

O compromisso das empresas com inovação registrou queda em 2020. Essa é uma das principais conclusões do Most Innovative Companies 2020, relatório anual lançado recentemente pelo Boston Consulting Group (BCG). Em âmbito global, caiu para 66% o percentual de executivos que veem a inovação como uma das três prioridades de negócios - esse índice era de 82% no ano passado. Na América Latina, a queda foi ainda maior. Em 2020, 55% dos executivos veem a inovação como uma prioridade contra 87% em 2019.

Com a participação de mais de 2.500 executivos de mil empresas, a edição de 2020 da pesquisa foi realizada antes do surto de covid-19. Heitor Carrera, Managing Director e Senior Partner do BCG, alerta que a capacidade de inovação em épocas de crise é altamente relevante. "Em cenários desafiadores como esse, os líderes em inovação têm melhores condições de se adaptar a padrões de oferta, demanda, comportamento do consumidor e formas de fazer negócios em um ambiente de rápida mudança."

A pesquisa também aponta que apenas 45% dos executivos entrevistados são "inovadores comprometidos", ou seja, de fato apoiam os investimentos em inovação. Os "inovadores céticos" (30% do total) não veem a inovação como uma prioridade estratégica ou como uma categoria relevante para investimentos. Segundo Heitor, os resultados do relatório mostram que os inovadores comprometidos saem na frente. "Quase 60% dos entrevistados relatam gerar uma proporção crescente de vendas de produtos e serviços lançados nos últimos três anos, em comparação a apenas 30% dos céticos. A maior proporção de inovadores comprometidos está nos setores financeiro e farmacêutico (ambos 56%) - e a menor em bens industriais (37%) e atacado e varejo (32%)", afirma.

O relatório também traz um ranking das empresas mais reconhecidas pelo seu compromisso com a inovação: a Apple, terceira colocada em 2019, foi considerada a empresa mais inovadora de 2020. A Alphabet, conglomerado de empresas que foram pertencentes ou são vinculadas ao Google, primeiro lugar no ano passado, caiu para a 2ª colocação este ano. A Amazon ficou na terceira posição, enquanto a Microsoft e Samsung mantiveram o quarto e quinto lugares, respectivamente. O estudo Most Innovative Companies 2020 pode ser acessado por meio deste link .

Ranking das dez empresas mais inovadoras 2020

• Apple
• Alphabet
• Amazon
• Microsoft
• Samsung
• Huawei
• Alibaba
• IBM
• Sony
• Facebook

Sobre o Boston Consulting Group

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais, ajudando-as a enfrentar os mais importantes desafios e capturar as melhores oportunidades. O BCG foi pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado, em 1963. Hoje, ajudamos nossos clientes com total transformação, inspirando mudanças complexas, permitindo o crescimento das organizações, construindo vantagem competitiva e gerando resultados de impacto.

Para ser bem-sucedidas, as organizações precisam combinar recursos digitais e humanos. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG ajuda a solucionar desafios por meio da prestação de serviços de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia, design, corporate e digital ventures - além de propósito de negócios. Trabalhamos com um modelo colaborativo único que gera resultados e permite a nossos clientes prosperar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo