Brasil,

Como falar bem em público?

Veja abaixo dicas de Erika Linhares, executiva especializada em comportamento em organizações, pedagoga e palestrante

Você enfrenta dificuldades para falar em público? Bate um pânico na hora de fazer uma apresentação? Segundo informações do portal Psychology Today, três a cada quatro pessoas têm medo de falar em público. Alguns dizem que essa habilidade é um dom, mas na verdade, todos podem aprendê-la se praticarem e estudarem adequadamente. Mas como lidar bem com a situação caso tenha que passar por ela?

Veja abaixo 10 dicas de Erika Linhares, executiva especializada em comportamento em organizações, pedagoga e palestrante.

1. Conheça bem o assunto. É preciso estudar e se preparar. Tenha conhecimento de causa em relação ao assunto que irá falar. Saiba bem qual é o conteúdo e se prepare para responder possíveis dúvidas. Se não souber muito bem a respeito do conteúdo, poderá transmitir nervosismo, o que poderá tornar as pessoas desinteressadas em relação a prestar atenção. Já se sentir que tem controle sobre o assunto, se sentirá muito mais seguro e confiante.

2. Faça uma introdução impactante. Entregue o ouro de cara, assim que começar a apresentação. Dessa forma, já vai prender a atenção de todos rapidamente. Já esclareça também qual o objetivo da apresentação e alguns temas que serão abordados.

3. Certifique-se de que as pessoas estão prestando atenção. Faça perguntas e interaja com o público. Se houver espaço, faça brincadeiras para deixar a apresentação mais leve e descontraída. Lembre-se que o corpo fala. É preciso ter postura para passar uma imagem de confiança para as pessoas que estão presentes.

4. Relaxe. Se mesmo se sentindo seguro e conhecendo bem o tema que irá falar, se sente com medo, respire fundo. Uma das técnicas é inspirar pelo nariz por três segundos, segurar a respiração por três segundos novamente e soltar pela boca em seis segundos. Repita pelo menos três vezes esse processo.

5. Seja você mesmo. Ao falar, mostre o quanto você acredita na causa. Seja engajado! Ainda que o projeto não seja seu, precisa saber tudo sobre ele para poder apresentá-lo. Tire todas as dúvidas antes e acredite na mensagem que quer passar.

6. Não tenha medo de errar. Se cometer algum erro, não se preocupe, nem se desestruture com isso. Quanto mais espontâneo for, mais o erro irá passar com tranquilidade. Alguém perguntou algo que não sabe responder? Diga que irá atrás da informação para passar depois.

7. Conheça bem o público com quem irá falar. Você precisa se adaptar ao interlocutor. Para isso, é preciso conhecê-lo bem. Investigue o quanto aquelas pessoas conhecem sobre o assunto, a idade média e o nível de conhecimento delas. Assim, pode se preparar melhor e adaptar o discurso de acordo com o público que irá assistir à apresentação.

8. Cuidado com vícios de linguagem: No automático, muitas pessoas ao se apresentarem repetem muitas vezes expressões como "né". Para evitar essas repetições, assista aos vídeos de apresentações que já fez e peça o feedback de amigos. Tente se policiar ao máximo e treine muito para não repetir essas expressões. Com treino e esforço, será possível se livrar desses vícios de linguagem.

9. Faça pausas na fala. Evite falar desenfreadamente e de forma rápida. Saiba falar com calma e fazer pequenas pausas para gerar no público expectativa sobre o que está por vir e também para que todos possam refletir sobre os conteúdos. Falar sem pausas pode fazer com que alguns se distraiam mais facilmente. Não deixe que isso aconteça.

10. Faça com paixão. Por mais que o nervosismo tente atrapalhar, se falar com paixão, vontade e energia, irá transmitir muita segurança. Mostre o quanto você sabe do assunto e o defende. Isso irá causar encantamento e prender a atenção das pessoas.

Sobre Erika Linhares: Executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, chegou a ser sacoleira aos 15 anos quando o pai, dono de uma imobiliária, perdeu tudo na década de 90. Trabalhou ainda na área pública na Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Depois de entrar na faculdade de pedagogia, começou a carreira no sistema privado aos 19 anos, ganhando R$ 350 reais como atendente de loja. Vinte anos depois, deixou o mercado corporativo como diretora nacional de uma das maiores empresas do Brasil para atuar como gestora de carreiras em sua empresa, a B-Have. Mais de 15 mil pessoas e 600 parceiros comerciais passaram pela gestão da executiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo