Brasil,

Ar condicionado: os cuidados no retorno às atividades

*Por, Evandro Wei, Coordenador de Engenharia de Building da Seal Telecom

Com a retomada das atividades presenciais e pensando no bem-estar, segurança e saúde de colaboradores, as empresas estão se preparando para implementar novos hábitos em suas culturas organizacionais. Os sistemas prediais são essenciais nessa adaptação, desde a implantação de novas tecnologias, até revisões de sistemas já existentes. Nesse cenário, é importante ressaltar que o uso de aparelhos de ar condicionado deve ser uma preocupação e a manutenção desses equipamentos é essencial para a segurança de pessoas em ambientes fechados.

Um estudo realizado por cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, na China, identificou que os aparelhos de ar condicionado podem ser eficientes na propagação do novo coronavírus. Embora estudos como esse, em universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo, não comprovem, de maneira efetiva, a sua transmissão por meio do ar condicionado, sabe-se que a circulação de ar é importante para que o vírus não permaneça nos ambientes. Por esse motivo, é essencial que espaços climatizados cumpram, rigorosamente, as prescrições da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers (ASHARE), que atualizaram seus protocolos e recomendações com relação ao sistema de ar condicionado.

Os aparelhos de climatização de ar podem ser utilizados durante o período de pandemia, desde que assegurada a correta renovação de ar nos ambientes, conforme previsto na Resolução RE-09 da ANVISA. A renovação do ar garante a entrada do ar exterior para os ambientes internos, com a devida filtragem, que dilui a concentração de poluentes. Atualmente, a recomendação é que haja 15 trocas de ar por hora, nos ambientes comerciais, sendo a média de 20m³ por pessoa.

A prática de manter as janelas abertas proporciona uma maior renovação de ar, porém permite a entrada de poluentes nos ambientes, sobrecarregando os filtros e outros componentes do sistema de climatização, no caso de estarem em funcionamento. Com a ventilação natural em ambientes maiores, o que ocorre é que as áreas mais afastadas das janelas não conseguem ter a mesma renovação de ar. Dessa forma, se o empreendimento apresentar um sistema de renovação adequado, o ideal é que as janelas permaneçam fechadas.

Manter o nível de dióxido de carbono (CO2) dentro dos índices determinados é uma das formas de garantir a qualidade do ar em ambientes fechados. Como set-point para o sistema, recomenda-se o uso de 800 pmm, mantendo-se abaixo do valor de 1000 pmm.

A filtragem é a ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas que podem carregar poluentes ou microrganismos como a COVID-19, sendo obrigatório, no mínimo, a utilização do filtro G1 para o ar externo e G3 para ambientes internos. Se possível, utilizar filtros High Efficiency Particulate Arrestance (HEPA), mantendo sempre a rotina de limpeza semanal.

Pelos mesmos motivos também são fundamentais os controles de temperatura e umidade. Recomenda-se os set-points de 23ºC ~ 24ºC e a umidade deverá variar de 40% a 65%, com exceção de ambientes com pinturas e peças arte, que deverão operar entre 40% e 55%, durante todo o ano.

A manutenção e limpeza dos sistemas de ar condicionado devem ser realizadas, periodicamente, conforme o Plano de Operação, Manutenção e Controle - PMOC, mesmo quando o ambiente não estiver em uso. A ABRAVA recomenda, ainda, que as empresas contratem profissionais habilitados somente para a execução desses serviços. Não há estudos científicos que comprovem a eficácia dessas medidas para controlar ou diminuir os efeitos da pandemia, porém é importante ressaltar as recomendações para que as empresas e colaboradores trabalhem em conjunto para a segurança e bem-estar de todos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS