Alunos aprovam a segurança dos treinos presenciais de Krav Maga

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Federação Sul Americana de Krav Maga
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

· A Federação Sul Americana de Krav Maga retoma às aulas presenciais em São Paulo, Mogi das Cruzes, Santo André, Mauá e Santos.

· Krav Maga é defesa pessoal, ou seja, os treinos tiveram que ser adaptados, respeitando, tanto o distanciamento social, quanto a dinâmica dos treinos e os fundamentos do Krav Maga em si.

· Os alunos aprovaram as adaptações.

A Federação Sul Americana de Krav Maga retoma o treinamento presencial de Krav Maga em algumas cidades pelo Brasil, obedecendo as determinações dos órgãos responsáveis, governadores e prefeitos. No estado de São Paulo, as cidades em que os treinos foram retomados desde agosto são: São Paulo, Mogi das Cruzes, Santo André, Mauá e Santos.

O presidente da entidade e introdutor da modalidade na América Latina, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan) explica que, além de respeitar as normas municipais, estaduais e federais, a Federação foi buscar informação de segurança junto à OMS e em Israel, seu país de origem, para ir além quanto aos procedimentos adotados, visando a segurança dos alunos.

“Nosso retorno às aulas presenciais é muito importante, primeiro porque a atividade física é recomendada para o fortalecimento da imunidade. Além disso, os fundamentos do Krav Maga, exatamente como foram criados em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, traz benefícios aos praticantes, como o aumento da força, o controle emocional e a autoconfiança, que são fundamentais para que eles passem bem, física e mentalmente por essa pandemia”, afirma. E completa: “o distanciamento social ainda se faz necessário e a Federação Sul Americana de Krav Maga vai manter os treinamentos sem o contato físico, porém com o mesmo dinamismo e eficiência da técnica de defesa pessoal”.

Os alunos aprovaram as modificações – o advogado, Roberto de Camargo Junior, 49, disse que o retorno às aulas presenciais superou suas expectativas no quesito segurança. “Além dos cuidados sanitários para entrarmos na academia e no tatame, medição de temperatura, higienização de mãos e pés, além da colocação da necessária máscara facial, o respeito à distância entre os alunos da forma como foi feito me deu toda a segurança para retornar”. E completou: “me senti muito seguro, a ponto de levar um filho meu ou parente, para treinar tranquilamente”.

Mauricio Uliana, 47 anos, médico, afirma que gostou de poder retornar aos treinos presenciais. “Me senti totalmente seguro com os cuidados instituídos na academia. Além disso, a pandemia e as consequências dela geraram um medo e um pânico que tem que ser controlado para que voltemos gradualmente as nossas atividades”, diz Uliana.

Gabriela Monteiro, 30, é arquiteta e servidora pública. Segundo ela, poder sentir a energia dos colegas e do professor, ensinando e corrigindo presencialmente, ainda que respeitando o distanciamento, é algo muito motivador. “As aulas presenciais têm respeitado todas as regras e protocolos de saúde com muita responsabilidade e precisão. Moro com meu avô de 80 anos e não teria retornado se não fosse assim”, afirma Gabriela.

Para o gerente de Vendas, Adriano Demambro, 48, o retorno aos treinos foi bem planejado para transmitir segurança aos alunos. “Com a ajuda da Federação e do meu Professor, que mantiveram as orientações online durante o confinamento, me mantive ativo mesmo na pandemia. Honestamente, não se compara ao treinamento presencial, mas percebo que esse contato fez com que eu não me esquecesse do que havia aprendido, o que facilitou o meu retorno”, afirma.

Aluno direto de Imi, e comemorando 30 anos a frente do Krav Maga na América Latina, Grão Mestre Kobi assegura que em qualquer lugar em que a Federação Sul Americana de Krav Maga tenha voltado às atividades presenciais os cuidados são os mesmos e vão sempre além da demanda dos órgãos responsáveis de saúde. “Estamos atentos a todos os detalhes e indo além dos cuidados e das determinações, para que nossos alunos voltem às atividades sem colocar a saúde em risco”, completa Grão Mestre Kobi.

A Federação Sul Americana de Krav Maga é a única representante oficial da modalidade no Brasil, onde detém a marca Krav Maga. Também conta com representação no México, Argentina, Canadá e Portugal. Para saber sobre os horários das aulas presenciais e o funcionamento dos treinos, entre em contato com o Instrutor habilitado e responsável pela academia mais próxima.