Brasil,

É possível recuperar um cristianismo ecológico?

É possível recuperar um cristianismo ecológico?

A resposta, decididamente, é sim! O próprio São Francisco de Assis se apresenta como um modelo de postura ecológica e contrário à brutalização da vida. Para ele, a relação com a natureza jamais poderia ser considerada de caráter mercantil, mas sim de cumplicidade na sobrevivência. São Francisco de Assis pode ser considerado um paradigma que nos coloca com a natureza como irmãos e irmãs em contraposição ao paradigma da brutalização que nos coloca sobre a natureza, como senhores.

Todavia, é necessário assumir de forma coletiva nossa responsabilidade pela criação do mundo e de nós mesmos. Caso contrário, corremos o sério risco de mantermos o espírito de brutalização presente no cotidiano. Nesse sentido, é preciso reconhecer que o social, o ecológico e o religioso se encontram cada vez mais intimamente ligados. A consequência dessa percepção nos levará a reconhecer como um único e mesmo corpo, em uma profunda interdependência, de tal forma que se eliminarmos uma parte, todo o corpo se sentirá agredido.

Talvez seja necessário redescobrir que o ser humano é uma criatura entre tantas outras. Na comunidade da criação o ser humano está inserido como membro dela e não seu senhor. O ser humano não exerce domínio senhorial sobre o sistema-terra, mas dele é dependente em suas relações de trocas e sobrevivência. Por isso, jamais está acima, mas lado a lado; não é diferente, mas igual.

Estamos, portanto, diante de um pensamento eco-teológico que reflete a plena consciência ecológica que está latente no ser humano que é, simultaneamente, imagem de Deus e imagem do mundo. E é nesse encontro, nessa síntese de imagens que prevalece a opção ecológica inevitável a todo ser humano. Ele vive, fala e age pelo mundo; ele é sacerdote para o sistema-terra e dela faz o seu sacramento. Percebe-se que a natureza, nesse caso, surge como uma extensão do corpo físico e também do corpo social onde vive o ser humano em suas relações comunitárias com outros seres humanos e logicamente com as outras criações e em estreita interdependência.

Assim, diante da brutalização, São Francisco de Assis nos apresenta uma atitude alternativa e de recuperação do cristianismo: uma atitude que se confraterniza, se enche de compaixão e respeito diante de cada representante da comunidade cósmica e planetária. Procura-se resgatar a centralidade do sentimento e a importância da ternura nas relações humanas e cósmicas. São Francisco de Assis, na verdade, é o paradigma que nos ensina a viver adequadamente numa casa planetária comum, mas também a viver bem entre todos os existentes nessa casa comum!

Autor: Luiz Alexandre Solano Rossi é doutor em Ciências da Religião e professor da graduação em Teologia Interconfessional do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo