Brasil,

Panela de pressão é aliada versátil na hora de cozinhar

Panelas de pressão Brava e Vancouver (Divulgação/Tramontina) Panelas de pressão Brava e Vancouver (Divulgação/Tramontina)

Segundo a Tramontina, existem orientações importantes de uso

Alguns veem nela uma grande aliada no preparo rápido de alimentos, outros têm medo só de ouvir o barulho que ela faz. A verdade é que, falando bem, ou falando mal, a panela de pressão tem seu destaque quando o assunto é cozinhar. Para garantir o uso adequado, sem preocupações, e obter o melhor resultado nas receitas, a Tramontina dá algumas dicas na utilização deste produto.

Compra da panela de pressão

Na hora da compra, é importante verificar se o produto possui o selo do Inmetro, pois isso assegura que o produto foi submetido aos testes conforme à norma correspondente. As panelas que têm escape de segurança (localizado na lateral da tampa) possuem um dispositivo a mais de segurança em relação aos modelos tradicionais, o que permite que, em situação de entupimento das válvulas, o anel de vedação seja deslocado e libere vapor por esse local, evitando que a panela se abra e cause algum dano mais sério.

Leitura do manual

De acordo com a Tramontina, a principal recomendação para evitar acidentes é que, antes mesmo da utilização da panela, seja feita a leitura das orientações descritas no manual de instruções. Entre elas:

- Sempre observar se as válvulas estão desobstruídas.

- Ter cuidado ao manusear a panela, especialmente quando estiver com pressão;

- Sempre utilizar peças originais quando necessitar repor válvulas e demais componentes;

- Observar as condições de uso e seguir as sugestões de preparo para diferentes tipos de alimentos;

- Seguir as orientações de fechamento e abertura da tampa, essenciais para o bom funcionamento da panela.

Limpeza

Depois de adquirir o produto, é essencial fazer a limpeza adequada após cada utilização, principalmente dos componentes de segurança. Entre as recomendações de limpeza, estão:

- Retirar o anel de vedação na hora da limpeza e lavá-lo muito bem para evitar acúmulo de resíduos. O mesmo deve ser substituído sempre que ficar rígido ou quebradiço;

- Sempre limpar a válvula de trabalho e segurança;

- Se a panela possuir revestimento antiaderente interno, não utilizar utensílios metálicos, pois irão danificar o revestimento.

Recomendações de uso

Para manter a durabilidade da panela, é necessário tomar alguns cuidados durante sua utilização, entre elas:

- Não usar as panelas sem líquido interno e não deixar que o líquido evapore por completo durante o cozimento;

- Não armazenar alimentos por tempo prolongado;

- Se não sair pressão pela válvula de trabalho (saída de vapor), é necessário verificar se a panela está fechada corretamente e observar se há o mínimo de líquido para a formação de vapor;

- Não exceder a quantidade máxima de líquido no seu interior (2/3 de sua capacidade total);

- Sempre observar se a válvula está desobstruída;

- A panela não pode ser aberta enquanto houver pressão no seu interior. Alguns modelos, inclusive, possuem dispositivos que impedem essa abertura. Para aliviar a pressão, é necessário desligar a chama e, se possível, remover a panela do fogo. Depois, colocá-la em uma superfície resistente ao calor e aguardar a saída completa do vapor. Nos modelos em que a válvula possui regulagem, o processo deve ser feito de forma gradativa em cada nível.

- Por fim, as receitas sempre indicam o tempo de cozimento a partir do momento em que a panela "pega pressão" (isso acontece quando a válvula principal da panela começa a soltar vapor com regularidade, produzindo aquele famoso chiado). Nesse momento, a dica é baixar o fogo e começar a marcar o tempo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo