Brasil,

Dicas para voltar às academias de forma segura e sem sofrer lesões musculares

Dicas para voltar às academias de forma segura e sem sofrer lesões musculares

De acordo com Marcos Freire, coordenador técnico da academia Acuas Fitness, os alunos devem ter em mente que é preciso tempo para o corpo recuperar o seu desempenho na hora de realizar um treino

A movimentação das academias está voltando, gradativamente, em algumas regiões do país. Depois de um longo período sem os treinos com halteres, barra ou qualquer outro equipamento que exige maior força muscular, alguns alunos decidiram voltar com a vida fitness nesses espaços. Apesar de favorecer a saúde, é preciso bastante cautela para não desencadear problemas a longo prazo.

Além de toda proteção necessária por conta da pandemia do novo coronavírus, os frequentadores das academias deverão ter ciência de que é preciso tempo para recuperar o período em que o corpo ficou sem atividades físicas.

Marcos Freire, coordenador técnico da Acuas Fitness, explica que, primeiramente, é fundamental o uso da máscara no momento em que estiver em alguma unidade para realizar os treinos. Unindo a este cuidado especial, deve-se ter em mente que o suporte de um professor, principalmente neste retorno, é essencial para evitar o surgimento de lesões. Isto porque o profissional está apto a acompanhar o desenvolvimento do aluno sem que haja uma sobrecarga muscular.

"Sabemos que, normalmente, a partir das 72 horas sem atividade física, o corpo tende a perder um pouco do condicionamento. É comum ocorrer mudanças fisiológicas, o que gera perda de resistência e de força. A capacidade cardiorrespiratória também altera", explica Freire.

Ainda que, durante o fechamento das academias, os adeptos aos treinos diários tenham realizado atividades em casa, o profissional também alerta explica sobre a memória muscular e o excesso de exercícios ao retornar aos estabelecimentos.

"Pessoas que já praticavam atividades regularmente possuem facilidade no retorno, visto que o corpo já está adaptado por conta da aprendizagem motora.Isso possibilita uma execução sem muitas dificuldades e erros. Mesmo assim, é preciso saber dosar a quantidade de exercícios. Tudo em excesso faz mal", pondera.

Marcos explica que abusar das séries, principalmente por agora, pode desencadear lesões graves. O overtraining, gerado por uma ausência de recuperação do corpo após a atividade, também pode ser um problema preocupante.

O jeito é ir com calma! E, para isso, tanto a musculação quanto o aeróbio devem ser iniciados com uma rotina menos intensa do que antes. O ideal, segundo o profissional, é reduzir as cargas e, também, dar maior ênfase na execução dos treinos.

Para que não haja problemas nessa volta, o professor separou quatro dicas para readaptar o corpo para os treinos. Confira:

1. Reduza a intensidade do treino para não correr o risco de desencadear problemas imunológicos por conta de uma atividade muito pesada;

2. Procure por um professor para saber se a execução e a carga para o exercício estão corretas;

3. Tenha uma alimentação balanceada;

4. Não deixe a máscara de lado! Neste momento, não podemos esquecer que é fundamental usar este item não apenas nas academias, mas sim em todo lugar fora da sua residência.

Promoção de lançamento – A Acuas Fitness inaugurará a sua quarta unidade, no Distrito Federal, no dia 17 de agosto. O lugar escolhido para a nova academia foi a Asa Norte, na CLN 106. O espaço fez um grande investimento em equipamentos e em logística para garantir, ao máximo, que os alunos da academia treinem com todos os cuidados possíveis. Durante todo o mês, os cem primeiros clientes matriculados no novo empreendimento contarão com descontos de 40%.

Sobre a Acuas Fitness – Tudo começou em agosto de 2007, com a inauguração da primeira unidade em Águas Claras. A premissa, no entanto, sempre foi a mesma: superar as expectativas do público, com atendimento de excelência, estrutura moderna, utilização de tecnologia de ponta e ofertando uma grande variedade de práticas desportivas. Com unidades na Asa Sul, Águas Claras, Sudoeste e, agora, na Asa Norte, a empresa tem como missão entregar resultado ao cliente através da prática da atividade física e incentivo à mudança de hábitos, a partir de um ambiente alegre, acolhedor e inovador.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS