Brasil,

Empreender na crise é possível?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carina Baladi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O brasileiro nunca foi ensinado a empreender. Ao menos, não formalmente. Mas não é de hoje que vemos a força de vontade e a criatividade de milhões de brasileiros que lutam, diariamente, para ganhar seu sustento e gerar renda. Daí surgem pequenos negócios, ideias e até mesmo marcas que passam a ter visibilidade e fazer a roda da economia girar, empregando e auxiliando famílias inteiras. É a prova inconteste do conhecido ‘não sabia que era impossível, foi lá e fez’, de Jean Cocteau.

O momento atual é crítico, todos sabemos disso. Por isso mesmo se faz necessário buscar alternativas econômicas para enfrentá-lo. Claro que as consequências se dão de diferentes formas e em diferentes proporções para cada um, mas acredito que este “espírito” empreendedor do brasileiro vai ajudar o país a superar tantos desafios.

Minha área é da Odontologia e por isso dela posso falar com mais propriedade. Mais propriamente, dos planos odontológicos. E, embora muitos não associem, a saúde bucal é importantíssima para a prevenção de inúmeras doenças. O mercado de planos exclusivamente odontológicos tem apresentado resultados positivos e consistentes. O único senão neste crescimento tem sido o causado pelos efeitos da pandemia para a população e para a economia do país como um todo.

Para se ter ideia, o número de beneficiários avançou 15% nos últimos dois anos, entre o terceiro trimestre de 2017 e de 2019 e o setor já oferece cobertura e acesso a procedimentos odontológicos para 25,5 milhões de pessoas. No entanto, considerando uma população de mais de 210 milhões, de acordo com o IBGE, e que os cuidados com a boca e os dentes começam desde quando nascemos, vejam o potencial de crescimento e, consequentemente, de negócios do setor. Muito maior do que dos planos de saúde.

Hoje contamos com 378 operadoras odontológicas no país, que é o número um em quantidade de profissionais da área: são 339 mil, de acordo com o CFO – Conselho Federal de Odontologia. Mas muitas pessoas ainda desconhecem essa força do setor. Seja para abrir uma nova operadora ou para aprimorar a gestão daquelas que já existem. A entidade que represento, por exemplo, foi a pioneira em desenvolver um curso sobre Excelência em Gestão de Operadoras, voltado para atualização profissional dos que trabalham no segmento e também daqueles que pretendem abrir sua própria operadora – que podem ser tanto profissionais da área como quem pretende investir em um novo negócio.

E para fomentar ainda mais o empreendedorismo no país, lançamos em meados de julho o Manual de Abertura de Operadora Odontológica. O conteúdo é amplo e compreende desde informações sobre mercado potencial, análise do mercado, capital necessário, modalidades de planos, plano de negócio, legislação, entre outros dados que vão contribuir para a abertura do negócio de forma estruturada e organizada, priorizando o que é realmente importante para esse processo.

Sim, estamos num período de incertezas, o que dificulta ações imediatas. Porém, precisamos olhar para frente e nos organizar para o caminho que queremos para nós e para a economia do nosso país. Vamos lá fazer?

*Geraldo Almeida Lima é presidente do SINOG – Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar