Brasil,

A Importância da Cadeia do Cimento Para a Economia

Personagem ativo do desenvolvimento do Brasil, construindo qualidade de vida para a população, o cimento Portland é o principal material de construção e mais importante protagonista na edificação de casas, hospitais, escolas, estradas, obras de saneamento, dentre tantas outras que garantem o bem-estar dos brasileiros.

No entanto, poucos sabem o tamanho da contribuição e a importância da indústria do cimento - seja nos municípios nos quais suas fábricas estão instaladas, seja nas regiões estaduais dessas cidades -, para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Diante dessa percepção, investimos em um estudo para fazer uma análise do encadeamento econômico da indústria de cimento no Brasil. O levantamento destacou como já imaginávamos que o setor demanda uma série de matérias primas e serviços tais como bens minerais, energia, transportes e serviços especializados, entre tantos outros, além de alavancar atividades como alimentação (bares e restaurantes) e serviços de saúde (postos, hospitais, clínicas e farmácias), todos necessários para atender um contingente de atividades incentivadas pelo desenvolvimento local e regional, além é claro, da geração de empregos diretos e indiretos decorrentes da produção e das atividades descritas.

Presente com unidades fabris em 90 municípios distribuídos em todas as regiões do País, os efeitos diretos e induzidos são muito fortes e evidentes nas localidades e imediações onde as fábricas de cimento estão instaladas e os efeitos indiretos, em geral, estão presentes na extensão territorial de onde vêm as matérias primas da produção.

A indústria brasileira do cimento é responsável por mais de 70 mil empregos, gerando uma renda de R﹩ 26,4 bilhões ao ano e uma arrecadação líquida anual de R﹩ 3 bilhões em tributos.

Esses resultados - além de surpreendentes - reiteram o tamanho e a importância da cadeia produtiva do cimento como uma das principais molas propulsoras da economia do país.

Por isso, almejando rápida recuperação econômica e de consumo, a indústria cimenteira precisa de políticas públicas cujas diretrizes reduzam o risco de destruição de sua capacidade produtiva, já tão impactada pela crise dos últimos anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS