Brasil,

A novela TikTok

Vivaldo José Breternitz

O que acontece com o TikTok nos Estados Unidos é uma das coisas mais estranhas já vistas no mundo dos negócios, na área de tecnologia da informação: um dos aplicativos mais populares está causando uma batalha política simplesmente por ser de propriedade da ByteDance, uma grande empresa chinesa de tecnologia.

Membros do governo americano manifestam preocupações de que o governo chinês possa forçar a empresa a entregar-lhe informações acerca de cidadãos americanos, além de usar o aplicativo como ferramenta para divulgar propaganda pró-China. A ByteDance tem tentado afastar essas preocupações, mas sem sucesso.

Na busca de uma solução para a situação, uma estranha cena: o principal executivo da Microsoft discutindo com o presidente dos Estados Unidos uma eventual aquisição do aplicativo - imaginemos o ruído que uma situação análoga geraria aqui no Brasil!

Ainda não se sabe como a situação evoluirá: alguns membros do governo prefeririam ver o aplicativo simplesmente banido do país, outros acham que uma venda para a Microsoft ou outro grupo americano seria uma solução aceitável; o Facebook e o Google não seriam compradores aceitáveis, pois como já tem ferramentas que competem com o TikTok, se o comprassem, estariam dando mais um passo rumo ao monopólio, que é uma preocupação do Congresso americano, com o qual Trump não quer se indispor.

Ao que parece Trump deu um prazo de 45 dias para que a Microsoft decida se compra ou não o aplicativo antes de bani-lo, mas é preciso ver se os chineses estão dispostos a vendê-lo e em quais condições; em situações como essas, é comum que a lógica deixe de prevalecer. Com a aquisição, a Microsoft poderia crescer muito no mercado de publicidade na internet, hoje dominado por Facebook e Google.

De qualquer forma, já começam a surgir preocupações acerca do que pode acontecer com outras empresas chinesas que operam nos Estados Unidos, já que o Secretário de Estado, Mike Pompeo, disse em entrevista que o governo está investigando se essas outras empresas estão fazendo aquilo que o TikTok vem sendo acusado de fazer.

Vale lembrar que entre outras empresas de capital chinês estão a Lenovo, uma das maiores fornecedoras de laptops ao mercado americano, que também é proprietária da Motorola, grande fabricante de celulares, além da DJI, que fabrica os drones Mavic, muito populares nos Estados Unidos.

Evidentemente, além de aspectos ligados à política internacional, estão em jogo as próximas eleições presidenciais americanas e grandes interesses de natureza econômica.

Certamente teremos novos capítulos dessa novela nos próximos dias; será curioso ver como reagirão os chineses, que já estão enfrentando os americanos em outra grande batalha, aquela envolvendo a Huawei e a tecnologia 5G.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS