Brasil,

Reabertura de bares e restaurantes pode contar com certificação que garante limpeza e segurança de ambientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Murillo Senne
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Certificação desenvolvida pela ICV Brasil assegura que as instalações e operações dos estabelecimentos comerciais e de bares e restaurantes estão adequadas aos protocolos exigidos no setor

As auditorias são digitais ou remotas, no modelo de certificação 4.0

Mostrar para os consumidores que os seus estabelecimentos estão preparados para recebê-los de forma segura tornou-se uma prioridade para o setor de bares e restaurantes, no momento em que esses estabelecimentos estão retomando as atividades, mas a COVID-19 continua se disseminando no País. Para que o setor possa dar segurança aos seus clientes, de que os protocolos estão sendo cumpridos, a ICV Brasil, uma das principais empresas da área de inspeção, certificação e vistoria, lançou o Selo ALS (Ambiente Limpo e Seguro), que monitora e atesta se os procedimentos de limpeza e higienização de ambientes empresariais e comerciais estão de acordo com as normas recomendadas. O selo foi desenvolvido em molde semelhante ao do Clean & Safe, do Ministério de Saúde de Portugal -, de acordo com os procedimentos de segurança necessários para o público e os colaboradores das empresas de diferentes setores, no momento de flexibilização da pandemia.

Segundo pesquisa realizada em abril último, pela Galunion e Qualibest, junto a 1.086 consumidores, sobre o impacto da pandemia nas refeições fora do lar, 99% deles informaram terem deixado de frequentar bares e restaurantes como medida de prevenção contra a COVID-19, e 90% estão evitando comer fora. Outra pesquisa, realizada para avaliar o impacto da pandemina no Foodservice, realizada pela Food Consulting, também em abril, mostrou que 79% dos brasileiros têm a percepção de que higiene e limpeza serão o principal fator para decidir onde comer daqui para frente.

"Essas pesquisas mostram o quanto é vital os bares e restaurantes estarem preparados e adequados aos protocolos para voltaram a atrair os clientes", afirma Suzete Suzuki, diretora de certificação e inspeção da ICV Brasil.

Selo ASL (Clique na imagem para ampliar)

O Selo ALS atende a todos os tipos de negócios que estão retomando suas atividades, incluindo bares e restaurantes, shopping centers, o comércio em geral, cinemas, escolas e faculdades/cursos, lojas e boutiques (em shoppings e de rua), laboratórios de análises clínicas, consultórios odontológicos e outros em geral, academias e estúdios, áreas comuns de condomínios, além de operações de grande complexidade de aeroportos, construtoras e indústrias.

No caso do setor de bares e restaurantes, o Selo ALS é uma referência importante para o consumidor de que o estabelecimento se adequou, em termos das normas de segurança e saúde, para recebê-lo. Ou seja, de que está cumprindo requisitos como reduzir a capacidade dos salões para aumentar o distanciamento entre as mesas, higienizar os talheres e embalá-los individualmente, plastificar os menus e distribuir máscaras para todos os funcionários, entre outras medidas.

Além disso, o próprio cliente ou colaborador pode verificar se a certificação está em dia ou até fazer uma denúncia diretamente, através de um QR Code, que deve ser obrigatoriamente disponibilizado pelo estabelecimento comercial em displays, banners e folders nos ambientes, e também pode ter sua validade conferida pelo site http://www.ambientelimpoeseguro.com.br. Em caso de denúncia, a ICV Brasil encaminhará aos responsáveis da empresa ou do estabelecimento comercial, dando um prazo de 24 horas para resposta.

"Reunimos todos os requisitos necessários, em uma plataforma própria, para a realização de auditorias que verifiquem a conformidade dos ambientes de empresas e comércios e sua adequação aos mais rígidos protocolos de segurança e limpeza", afirma Suzete Suzuki, diretora de certificação e inspeção da ICV Brasil.

Todas as áreas dos estabelecimentos comerciais, incluindo shopping centers e grandes centros de compra, são avaliados pela ICV Brasil. Esta certificação atesta o comprometimento das organizações e estabelecimentos com o controle de entradas e saídas; a disponibilidade de álcool em gel 70%; o controle de temperatura de clientes e colaboradores; a redução da capacidade de público para evitar aglomeração; o distanciamento das pessoas em filas; e os sistemas de ventilação e climatização limpos, entre outros pontos.

Outros aspectos considerados são as comunicações por meio de avisos, para lembrar sobre a necessidade de lavar as mãos e o número máximo de pessoas permitido, bem como as demonstrações de demarcação, identificação e limpeza dos ambientes. As empresas e organizações ainda precisam promover o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), além de manter as equipes atualizadas e bem informadas sobre as questões envolvendo a COVID-19.

Certificação 4.0

A auditoria do selo, por parte da ICV, é feita de forma digital, com ferramenta própria para tal finalidade, para captura e envio das imagens de toda a instalação do estabelecimento ou empresa. Todos os documentos são enviados digitalmente, dentro do modelo de certificação 4.0, que teve grande impulso em âmbito global por conta da pandemia.

"Com a pandemia, as certificadoras se viram em uma situação de quase obrigatoriedade de entrar em uma nova era de uso de ferramentas e tecnologias, para atender as atuais demandas de mercado", observa Suzete, destacando que a certificação 4.0 promove ainda a redução de custos de logística e deslocamentos, ao mesmo tempo em que cobre, com maior exatidão e controle, as evidências da auditoria.

Mensalmente, são solicitadas fotos ou vídeos para comprovação de atendimento aos requisitos. "Todo material disponibilizado passa por auditoria e caso o auditor encontre inconsistências, pode solicitar ao cliente uma auditoria remota ou o envio de ações e evidências de atendimento", explica ela.

Sobre a ICV

A ICV Brasil atua desde 2014 prestando serviços especializados em favor da garantia da qualidade e da avaliação de conformidade, conforme requisitos técnicos regulamentares e necessidades específicas de seus clientes. Por meio de uma equipe de alta competência e com larga experiência de mercado, a empresa é acreditada pelo CgCRE/INMETRO como organismo certificador para ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade, PBQP-H - Programa Brasileiro de Qualidade Produtividade no Habitat, SASC - Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis, Ensaios de Estanqueidade e para outros Selos desenvolvidos como PBQI - Programa Brasileiro de Qualidade e Integridade e LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, entre outras certificações.

Também já realiza hoje Auditorias Remotas para Auditorias de Certificação com Acreditação do CgCRE/INMETRO. Realiza ainda Inspeções de Fabricação Remotas no Brasil, no México, na Itália, Alemanha e China, cujo objetivo é garantir que o equipamento ou material do fornecedor atende a projetos da área de Óleo & Gás. Os especialistas da ICV também avaliam Sistemas de Gestão e processos de TI (Tecnologias de Informação), seguindo normas com reconhecimento nacional e internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar