Brasil,

Quais recursos podemos aliar para melhor enfrentar as incertezas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Arnaldo Francisco Cardoso

Pouco mais de uma década atrás, o mundo se defrontava com as incertezas provocadas pela crise econômica global iniciada em agosto de 2008, nos Estados Unidos, e que em pouco tempo contaminou o mundo todo. Agora nos encontramos em uma nova crise, de tipo diferente, provocada por um vírus que se propagou com enorme velocidade e letalidade por todo o mundo e, novamente, temos as incertezas nos desafiando e exigindo novas respostas para problemas novos e antigos.

Diante da atual pandemia que já provocou mais de 700 mil mortes e ainda turva o horizonte, as incertezas quanto a extensão e duração de seus impactos econômicos, destacadamente sobre o emprego e a produção, é fonte de temor.

Como em outras crises, as reações imediatas dos mercados foram ditadas pelo pânico com bruscas oscilações em todo o mundo. De imediato, as respostas macroeconômicas dos Bancos Centrais e governos dos países responsáveis pelas principais economias do mundo foram capazes de reverter o clima inicial de pânico.

Mas, se massas extraordinárias de recursos financeiros (como os US﹩ 2,2 trilhões nos EUA) e incentivos disponibilizados pelas autoridades econômicas produziram reações positivas dos agentes do mercado, a chamada "economia real" não reagiu da mesma forma.

A história mostra que intervenções estatais emergenciais sobre a economia em crise podem ser eficientes no curto prazo, mas não se sustentam no longo prazo.

O anúncio da queda de 32,9% do PIB dos Estados Unidos no segundo trimestre de 2020, a maior desde a Grande Depressão da década de 1930, foi seguido de resultados similares em outras economias pelo mundo, como a da Alemanha, a mais robusta da Europa, que registrou queda de 10,1% no segundo trimestre mesmo tendo recebido o maciço socorro financeiro do Estado. No Brasil, o mesmo se observou.

Nas análises econômicas fundamentadas por teorias e conceitos desenvolvidos no enfrentamento da realidade, os escritos de John Maynard Keynes têm sido revisitados, afinal a Macroeconomia ganhou maior prestígio justamente no contexto da grave crise econômica dos anos 1930 nos EUA.

Vale lembrar que é a Macroeconomia o ramo da Ciência Econômica que trata dos grandes agregados como a produção e o consumo, o emprego e a renda, a poupança, os juros, a inflação. Tem como desafio a análise e compreensão do sistema econômico como um todo, considerando as relações entre seus principais agregados. Ao tratar do PIB, identifica a participação das principais categorias de "compradores" na economia, sendo as famílias a principal delas. A compreensão disso é importante para uma adequada análise e orientação das ações diante da crise que estamos enfrentando.

Após a injeção de recursos estatais na economia em todo o mundo, que já somam mais de US﹩ 17 trilhões, a notável recuperação de importantes índices do mercado de ações (Nasdaq, S&P 500, Nikkei 225, Dax 30, Kospi, Ibovespa...) no mundo levou muitos analistas a perguntarem: Que descolamento é esse entre o mercado de ações e a chamada "economia real"?

Complexidade e incertezas são indissociáveis do tempo em que vivemos e exigem cada vez mais de todos nós. É conhecida a sentença de que "é preciso bem conhecer para bem agir".

Aliar o conhecimento teórico à prática tem sido um dos principais objetivos das melhores escolas em todo o mundo em sua missão de contribuir com a formação das novas gerações.

Na área da Administração, e mais especificamente das Finanças, a boa tomada de decisão tem requerido além do conhecimento bem fundamentado pelas teorias e conceitos, um conjunto cada vez maior de informações atualizadas em tempo real e recursos técnicos avançados para análise, planejamento e gestão de investimentos.

Para isso, um desses recursos técnicos cada vez mais valorizados são as plataformas de investimentos acessíveis por meio de aplicativos ou terminais próprios.

Uma dessas plataformas é a Bloomberg que em seu site informa que "mais de 800 universidades em todo o mundo possuem um Terminal da Bloomberg ou um Laboratório Financeiro da Bloomberg". No Brasil, a Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma dessas instituições de ensino superior que disponibiliza aos seus alunos terminais com mais de 70 funções disponíveis a alunos de graduação e pós-graduação.

Compreender o funcionamento e a lógica das Bolsas de Valores se mostra importante pois são instituições presentes na vida econômica das sociedades de economia de mercado desde o século XVII, promovendo a transformação de poupança em investimento.

É bem verdade que o número de empresas no Brasil com capital aberto ainda é muito modesto, cerca de 420, enquanto nos EUA são cerca de 4,4 mil. Mas tem sido crescente o número de multinacionais brasileiras listadas em importantes bolsas do exterior e é crescente também o número de investidores individuais na bolsa brasileira.

O Brasil e o restante das nações do mundo se encontram diante de um momento de grandes desafios para os quais o atual estágio de desenvolvimento científico e tecnológico alcançado poderá se afirmar como uma vantagem se nossas lideranças e, especialmente nossos jovens, assumirem as responsabilidades que o presente exige, para que o futuro possa ser de liberdade e prosperidade para todos. A história mostra que os saltos no desenvolvimento da humanidade se deram quando houve a valorização do conhecimento, a liberdade para a inovação e a vontade decidida de superar dificuldades.

Arnaldo Francisco Cardoso é pesquisador e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Alphaville.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar