Brasil,

Campanha sensibiliza sociedade sobre a importância da filantropia e o grande impacto na vida da população

Iniciativa do Fórum Nacional das Instituições

Filantrópicas - FONIF visa gerar conteúdo de esclarecimento e engajamento em relação ao setor, além de mostrar testemunhos de vidas impactadas pela filantropia

Provocar a sociedade para conhecer, entender, se engajar e defender a atuação das instituições filantrópicas brasileiras. Esse é o objetivo da campanha "Proteja quem sempre cuidou de você", lançada no mês de julho pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - FONIF.

A iniciativa aposta na força dos canais digitais para disseminar junto aos brasileiros informações importantes, ainda desconhecidas pela maior parte das pessoas, sobre o papel da filantropia, o impacto dos serviços prestados à sociedade e a contrapartida do setor diante das imunidades tributárias recebidas.

"Filantropia significa amor à humanidade, e nos dedicamos diariamente nesta missão. Somos mais de 11 mil instituições filantrópicas espalhadas por todo o país. Juntas, cuidamos de pessoas, transformamos vidas e contribuímos efetivamente para o desenvolvimento social do Brasil. Somos entidades de educação, saúde e assistência social que acolhem as diferenças e somam esforços para diminuir desigualdades", comenta Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Dados da pesquisa "A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil", realizada pelo próprio FONIF em parceria com a DOM Strategy Partners e auditoria da Audisa, comprovam a relevância deste trabalho. O estudo aponta que 59% de todas as internações de alta complexidade realizadas pelos Sistema Único de Saúde (SUS) se concentraram nas filantrópicas de saúde. Já as escolas e universidades do setor oferecem bolsas de estudo para 725 mil crianças e jovens. Além disso, as instituições de assistência social oferecem 3,6 milhões de vagas gratuitas em serviços de fortalecimento de vínculo, proteção social, tratamentos de saúde e reabilitação, capacitação e promoção da integração ao mundo do trabalho, entre outros.

Apesar dos números apontarem a força do setor, Pereira avalia que o trabalho filantrópico ainda é pouco conhecido e valorizado pelo conjunto da sociedade. "Historicamente nosso setor não recebe o reconhecimento que merece no Brasil, incluindo autoridades e mesmo aqueles que são beneficiados pelas nossas atividades", diz o presidente.

Ele lembra, inclusive, o quanto a filantropia tem se mostrado fundamental para o enfrentamento de cenários de crise, como atualmente, em função da pandemia do coronavírus. "Mais do que nunca, reafirmamos o nosso propósito de cuidar dos brasileiros. Para todos os lados que olhamos, existem oportunidades de ajudar ao próximo e praticar filantropia. Para isso, precisamos continuar contando com a ajuda das pessoas".

Os materiais da campanha, que estão sendo veiculados nos canais digitais do FONIF e instituições parceiras, trazem conteúdos esclarecedores sobre diferentes pontos relacionados à atividade filantrópica no Brasil, incluindo o impacto na vida dos beneficiados, questões regulatórias, prestação de contas, relação imunidade x contrapartida, além dos investimentos feitos pelo setor para manutenção de sua missão - algo que pouco se fala a respeito.

Histórias da filantropia

No coração da campanha desenvolvida pela FONIF estão algumas histórias, pinçadas entre milhões, de pessoas que tiveram sua vida transformada de alguma forma pela atividade filantrópica no Brasil, como é o caso do jovem Henrique Nascimento de Souza, que conquistou o primeiro emprego e começou a construir seu futuro profissional graças a uma instituição filantrópica - o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Ele participava dos encontros no Espaço de Cidadania do CIEE, que promove ações e serviços socioassistenciais gratuitos para o público em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, a fim de fortalecer a convivência social, a participação cidadã, o retorno ou permanência na escola e uma formação geral para o mundo do trabalho.

A campanha traz ainda o testemunho de Beatriz Carvalho, ex-aluna bolsista da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, hoje formada em engenharia. "Foi uma grande oportunidade ganhar uma bolsa de estudos 100% em uma instituição tão renomada. Agora que estou formada, quero me dedicar a projetos que beneficiem pessoas", declarou Beatriz.

Outra história que chama atenção é a de Mônica Ventura Moreira, que foi aluna do Centro Comunitário Irmão André Cecoia, unidade social filantrópica mantida pela Congregação de Santa Cruz, que se tornou educadora e hoje contribui com a formação de crianças. "As instituições filantrópicas têm o poder de serem decisivas na vida das pessoas, porque desenvolve a sensibilidade da empatia ao próximo e como consequência um mundo menos desigual, preconceituoso e egoísta. Pelo simples fato de o CECOIA existir, vejo o quanto o nosso trabalho é importante, da mesma maneira que foi um dia em minha vida".

Roberta Brito, Carlos Vilani e Mari Dantas, que tiveram familiares atendidos pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, cujo trabalho beneficia mais de 2,5 milhões de pessoas anualmente, também são personagens que exemplificam a importância do trabalho filantrópico no país. "Desde que nós chegamos aqui ficamos muito felizes com o atendimento, que é muito humanizado. Estamos recebendo todo o suporte necessário e em meio a tanta dificuldade na saúde nós conseguirmos esse atendimento adequado é muito importante. Só tenho a agradecer a Santa Casa, desde os atendentes até os enfermeiros e médicos", declarou Roberta Brito.

Para conferir o conteúdo completo da campanha, basta acessar o site do FONIF e seus perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Sobre o FONIF

O FONIF - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento e a defesa de interesses das entidades filantrópicas que atuam no Brasil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Constituído legalmente em 2015, o FONIF foi fundado a partir da reunião de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, que se uniram para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades. Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF foi a realização da pesquisa "A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil", desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners entre 2015 e 2016, com uma nova versão lançada em 2019, auditada pela Audisa Auditores. O estudo aponta que, para cada R$1,00 oferecido pelo Estado como imunidade fiscal às filantrópicas, há um retorno de R$7,39 em benefícios entregues à sociedade. Dados mostram ainda que 80% da população brasileira está em municípios cobertos por serviços de instituições filantrópicas e que o setor emprega cerca de 2,3 milhões de pessoas. Mais informações sobre o FONIF e a pesquisa podem ser obtidas no site da entidade: www.fonif.org.br

Sobre a Trama Comunicação

Entre as 20 principais agências brasileiras de comunicação, a Trama se destaca há 24 anos por criar projetos comunicacionais inspiradores que conectam, informam e engajam diversos públicos de forma alinhada à estratégia de negócios das organizações. Com um time de 35 profissionais e atualmente com mais de 40 clientes em seu portfólio, recebeu o Prêmio Aberje de Comunicação Integrada (São Paulo), ganhou o Prêmio Internacional Lusos na categoria prata de relações públicas; foi indicada como uma das 13 agências de mais alto nível em qualidade e excelência de serviços na opinião de seus clientes, na pesquisa "Agência de Confiança", realizada pela Revista Negócios da Comunicação. É associada ao Instituto Ethos, Aberje e Abracom.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS