Brasil,

O esgoto pode ser um aliado no diagnóstico do novo coronavírus?

O esgoto pode ser um aliado no diagnóstico do novo coronavírus?

Falar sobre esgoto nos remete principalmente a situações de vulnerabilidade social e às condições precárias para a destinação de dejetos. Esse cenário é especialmente visível em países emergentes como o Brasil. Entretanto, uma abordagem recente para a temática pode modificar a forma como visualizamos essa questão.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, diversos cientistas no mundo todo buscam metodologias para o diagnóstico, o entendimento dos mecanismos de ação do vírus, possíveis medicamentos para tratamento, desenvolvimento de vacinas, etc. Nesse contexto, surge a possibilidade de traçar um panorama a respeito da transmissão da doença, a partir da análise do esgoto, é o que afirma uma das maiores revistas científicas do mundo, a Nature.

Essa abordagem diagnóstica, em teste na Holanda, Estados Unidos e Suécia, se baseia na comprovação científica de que o novo coronavírus pode ser detectado nas fezes de pessoas com a doença. Assim, os traços genéticos do vírus chegam em estações de tratamento de esgoto. Dessa forma, é possível perceber as perspectivas para a detecção da doença em grandes regiões, considerando que as estações de tratamento de esgoto podem receber os efluentes de mais de 1 milhão de pessoas. Utilizar o esgoto nas ações de estimativa da doença podem complementar as informações da vigilância em saúde, fornecendo um maior embasamento para medidas de controle como o isolamento social ou a flexibilização das medidas restritivas, por exemplo.

Considerando que o número de infectados cresce de forma intensa e, por outro lado, a disponibilidade de testes para a doença não consegue acompanhar a curva de contágio, utilizar as análises de traços genéticos do novo coronavírus no esgoto, poderia ser uma alternativa para orientar as medidas de vigilância em saúde nos municípios.

É necessário destacar, entretanto, que as pesquisas ainda estão em desenvolvimento o que pode dificultar a ampla utilização do método. As próximas etapas do estudo envolvem a determinação da carga viral eliminada por pacientes com a doença, sendo possível estimar com mais precisão o número de contaminados.

De fato, ainda há um caminho a ser percorrido para que o método seja implementado. Entretanto, já é possível compreender o quanto pode ser promissor considerando que ao analisar o coronavírus no esgoto se estima inclusive os pacientes assintomáticos. Além disso, a abordagem pode ser uma ferramenta importante para medir o quanto as medidas de distanciamento social são efetivas em uma determinada cidade, embasando e orientando as medidas a serem tomadas pela vigilância em saúde.

Augusto Lima da Silveira é coordenador do Curso Superior Tecnologia em Saneamento Ambiental na modalidade a distância do Centro Universitário Internacional Uninter e Doutorando em Ecologia e Conservação


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS