Brasil,

Projeto Contagiando Sorrisos se une a Klabin e Pimp My Carroça para distribuir máscaras para catadores de material reciclável em Recife

Movimento filantrópico fará doações de máscaras com sorrisos estampados, que serão distribuídas gratuitamente para catadores

Com a pandemia do novo coronavírus, as máscaras se tornaram item essencial e importante de proteção, porém elas podem ser associadas a sentimentos negativos, como tristeza e medo. A partir desta observação, o produtor Conrado da Luz e o publicitário Gabriel Almeida, ambos da agência Remix Promo Criativa, de Curitiba (PR), tiveram a ideia de convidar artistas visuais de diferentes linguagens para estampar sorrisos em máscaras de tecido, e assim passar uma mensagem positiva, de alegria e esperança.

Este é o conceito do movimento “Contagiando Sorrisos”, que conscientiza para o uso de máscaras com desenhos criados por artistas plásticos, quadrinistas, cartunistas, ilustradores, grafiteiros, entre outros. A distribuição das máscaras é gratuita e realizada em ações pontuais, direcionadas a trabalhadores de serviços essenciais e pessoas em estado de fragilidade social.

Entre os grupos, está o de catadores de materiais recicláveis, profissionais que dependem do ganho diário para se sustentar e, por isso, têm que sair às ruas para coletar materiais. Por conta disso, é importante que tenham máscaras de proteção, como as doadas pelo Contagiando Sorrisos, para que possam realizar seu serviço com alguma segurança.

"O Pimp My Carroça atua com catadoras e catadores de materiais recicláveis e essa parceria com a Klabin e Contagiando Sorrisos está fazendo uma grande diferença na vida desses profissionais, que são responsáveis por mais de 90% de tudo o que o Brasil recicla”, afirma Elissa Fichtler, gestora de comunidades do Pimp My Carroça.

O Contagiando Sorrisos é um projeto filantrópico, que visa destinar 100% dos recursos arrecadados por meio de empresas apoiadoras, como a Klabin (maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil), à produção e doações do maior número possível de máscaras com sorrisos. Além dos artistas, estão trabalhando voluntariamente nesta iniciativa as agências Remix Promo Criativa, Hubox Marketing Digital e Lide Multimídia – Assessoria de Comunicação, da consultoria Estesia Business Inovation e da Lacini – Coletivo Audiovisual.

“Nesse atual momento, a gente ficou pensando em como desenvolver uma ação para ajudar o mundo nesse problema da pandemia, mas sem pensar em vender para uma determinada marca, mas sim fazer algo diferenciado”, comenta Conrado da Luz. “Quando chegou a história de usar máscara de tecido como alternativa, na hora me veio a ideia do sorriso, da alegria que ele transmite. Isso me contagiou e compartilhei esse conceito com pessoas que passaram a integrar o projeto. E a ideia não parou mais. Essas pessoas estão trabalhando com satisfação para ajudar o próximo. Isso é muito gratificante”.

"Durante esse período de tanta complexidade e insegurança, vemos a importância das alianças entre diferentes setores, para amenizar os efeitos da pandemia, que são bem maiores em pessoas de vulnerabilidade social”, comenta Fichtler.

Artistas que doaram desenhos para o projeto

Contagiando Sorrisos já conta com mais de 40 artistas participantes, incluindo nomes conhecidos nacionalmente, que doaram suas obras ao projeto. Entre eles estão Ziraldo, Laerte, Paulo Auma, Solda, Seiji Sato, Washington Silvera, André Mendes, Paixão, Debora Santiago, Diana Carneiro, Gabriela Emmerich, Laura Athayde, André Brik, Sandra Hiromoto, André Rigatti, Emerson Persona, André Coelho, Daniel Mustafa, Rodrigo Canales, César Marquesini, Adriano Robolito, Bruno Galvani, Caio Beltrão, Camaleão, Marina Durante, Marta Souza, Karen Crysttina, Ivana Cassuli, Graciela Campos, Eva Furnari, Daline Carla, Daniel Mazer, Hedner Shram, Henrique Borges, Marcos Lins, Tatiana Stropp, Rafael Guertzenstein, Gabriel Hammoud, Gil Marcos, Marcelo Postiglioni, Marta Souza, Michael Devis, Butcher Billy e Polvo Ninja.

Além dos confirmados, são feitos contatos com outros nomes. Conforme o projeto for recebendo apoio financeiro de pessoas ou empresas, serão produzidas mais máscaras, priorizando as ilustrações de novos artistas participantes e também aquelas que tiveram maior aceitação na primeira fase. “O objetivo é alcançar 100.000 máscaras doadas, 500 artistas envolvidos e centenas de milhares de ‘sorrisos’ espalhados pelo país”, afirma Conrado da Luz.

Sobre os Projetos

O projeto Contagiando Sorrisos iniciou com recursos próprios e está em busca de empresas parceiras para dar continuidade a esta iniciativa. Para participar, a empresa colabora investindo na produção de 1.000 máscaras, sendo que ficará com 500 unidades para doar; as outras 500 ficam com o projeto, para serem distribuídas gratuitamente em ações de doação. A empresa pode fazer sua própria ação ou deixar este trabalho para a equipe do projeto, indicando uma instituição da preferência da empresa, ou destinando as máscaras para uma entidade cadastrada na base do projeto, atendendo pessoas em vulnerabilidade. As primeiras empresas parceiras do Contagiando Sorrisos são Klabin, Novozymes e Construtora Laguna. Interessados em apoiar podem entrar em contato pelo telefone (41) 99994-5025 (WhatsApp) ou pelo e-mail .

Pimp my Carroça é um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade - e aumentar sua renda - por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 2.000 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.500 voluntário(as) - além de 23 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 14 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos. Em 2017, o Pimp My Carroça lançou o premiado app Cataki.

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 18 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS