Brasil,

Você sabe como é feita a reciclagem de um refrigerador?

Especialista explica processo feito com equipamentos de refrigeração para garantir a reutilização de materiais e diminuir a liberação de gases tóxicos na atmosfera

O descarte incorreto de aparelhos de refrigeração como geladeiras e refrigeradores no meio ambiente pode causar danos irreversíveis à natureza como: emissão de gases que diminuem a camada ozônio e liberação de metais pesados como o mercúrio. Por isso, existem empresas especializadas em reciclar esses equipamentos, prolongando a vida útil do aparelho e contribuindo para reduzir a contaminação do meio ambiente.

É o caso da Indústria Fox, pioneira em reciclagem com base na captação de gases no Brasil, que é responsável por captar esses equipamentos, reciclar e dar o destino correto para materiais que precisam ser descartados. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o assunto, o CEO da Indústria Fox, Marcelo Souza, esclarece algumas dúvidas abaixo:

Como evitar que geladeiras e refrigeradores sejam descartados de forma incorreta?

Na Indústria Fox, por exemplo, atuamos em três frentes: a primeira envolve o processo pós-industrial para captar produtos que têm defeitos e nem chegam a ir pro varejo. A segunda é no pós-varejo, que são equipamentos provenientes de retorno de garantia, danos logísticos, desistência de cliente e outros fatores. Por último, atuamos no pós-consumo, no qual os produtos são descartados por quebra ou obsolescência.

Quais são as etapas de reciclagem de uma geladeira?

O executivo esclarece que mundialmente a reciclagem de um equipamento de refrigeração possui duas etapas que consistem em: retirada de peças soltas, como vidro e gavetas, óleo e gás e compressor. Depois o gabinete é triturado por um processo automático, metais ferrosos, não ferrosos, espuma (tratada) e plásticos são separados e destinados para novos processos produtivos. "Já a Indústria Fox desenvolveu uma terceira etapa inovadora a nível mundial, na qual os gases captados in-loco são destruídos, diminuindo assim a emissão desses gases que causam o efeito estufa na atmosfera", explica.

Como é feito o processo de destruição de gases do efeito estufa?

A captação dos gases acontece nas primeiras etapas da reciclagem para evitar o vazamento. Já na terceira fase é feita a destruição dos gases através de um processo térmico.

O que não é possível aproveitar de uma geladeira na reciclagem?

Souza esclarece que pouco se perde no processo da Indústria Fox, sendo que os materiais que vão para o descarte são somente aqueles provenientes de varrição fabril.

Por fim, o executivo ressalta que o processo da Indústria Fox é o único no Brasil que atende às exigências do acordo setorial de lixos eletrônicos - PNRS. O acordo prevê o atendimento da ABNT 15.833 e 16.156, que corresponde à manufatura reversa de equipamentos de refrigeração e resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. "A visão nacionalista de valorização de nossas normas além de foco no pioneirismo, nos impulsionou a buscar essa certificação há mais de 3 anos, trazendo ainda mais valor a nossa entrega", finaliza o CEO.

Sobre a Indústria Fox

Fundada em 2009, a Indústria Fox é pioneira em reciclagem com base na captação de gases no Brasil, foi a primeira fábrica de produção reversa de refrigeradores na América do Sul e se tornou referência em gestão e solução de armazenagem, manutenção, reforma e reparo de equipamentos. A empresa se posiciona com programas próprios de eficiência energética, além de processos de remanufatura de produtos. Com isso, é a única no Brasil a unir os três pilares de reciclagem, remanufatura e eficiência energética. Tudo isso alinhado com novas tecnologias e desenvolvimento de economia circular e indústria 4.0.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Comentários  

0 #2 Jorge Colaço 01-08-2020 10:36
Apenas para corrigir alguns pontos. A Fox não faz reciclagem dos gases visto que declara destruir. Nunca foi pioneira a Recigases Ambiental e de 2007 portanto anterior a ela e efetivamente recicla e regenera. Por razoes de mercado a Fox esta remanufaturando os aparelhos que recebe e não reutiliza os gases que diz coletar. E so ler o artigo. A incineração e uma pratica ambiental que deve ser usada com muito cuidado. E agressiva ambientalmente falando
Citar | Reportar ao administrador
0 #1 João Silva 31-07-2020 21:56
Não faz o menor sentido incinerar os gases de refrigeração. Eles podem ser regenerados e reaproveitados em outros equipamentos. O processo de incineração é altamente poluidor com outras substâncias e ainda por cima é muito caro em termos de custo energético, é preciso entender o ciclo de vida das coisas. E não adianta achar que sair queimando "resíduos" vai resolver problema ambiental.
Citar | Reportar ao administrador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS