Brasil,

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco Descrição gerada automaticamente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Coordenadoria de Comunicação Social
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Após atuação extrajudicial da Defensoria, hospital de Registro garante direito a acompanhante para gestantes e puérperas

Após uma reunião realizada pela Defensoria Pública de SP em Registro (Vale do Ribeira), o Hospital São João, localizado no município, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde, estabeleceu um plano de retomada do direito de gestantes a acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto.

O diálogo com o Hospital, com o Departamento Regional de Saúde e o Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria foi realizado pelo Defensor Público Andrew Toshio Hayama, que atua em Registro, e pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria (NUDEM).

A decisão pela elaboração de um plano de retomada da garantia da presença de acompanhantes nos partos foi estabelecida no dia 8 de julho, após reunião entre a Defensoria e representantes da Secretaria de Saúde e do Hospital São João. O plano passou a ser implementado na última segunda-feira (27).

O direito das parturientes à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), em rede própria ou conveniada, é garantido pela Lei nº 11.108/2005.

De acordo com a Defensora Paula Sant’Anna Machado de Souza, coordenadora do NUDEM, a criação e apresentação pelo Hospital de um plano de retomada desse direito, com critérios estabelecidos expressamente por escrito, garante maior publicidade de informações e segurança para as mulheres para que possam exigir o cumprimento de seu direito na hora do parto.

Desde o início da pandemia, o NUDEM e as Unidades da Defensoria têm se mobilizado para efetivar o direito a acompanhante durante o parto, por meio de diálogos com a Secretaria de Estado da Saúde, envio de recomendações a hospitais e, quando necessário, ações judiciais. O Núcleo argumenta que o caráter transitório da pandemia de Covid-19 não justifica a supressão dos direitos fundamentais de mulheres e bebês.

Além dessa atuação, o NUDEM também elaborou o “Guia Rápido – Direitos das Mulheres e Covid-19”, em que traz orientações e aponta a negativa ao direito a acompanhante como uma forma de violência obstétrica.

Leia mais

Covid-19: Em Mogi Guaçu, Justiça garante a grávidas o direito a acompanhante durante o parto, em ação da Defensoria Pública

Covid-19: Em ação civil pública proposta pela Defensoria, Justiça garante a grávidas o direito a acompanhante durante o parto, em Mogi das Cruzes

Covid-19: Defensoria Pública obtém decisão que garante a grávida o direito a ter acompanhante durante o parto


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar