Brasil,

Givaudan na exposição Entre os Cheiros da História

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Peraceli
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Casa de Fragrância se une a artista Josely Carvalho que adaptou sua exposição para o mundo virtual

História tem cheiro? A questão norteia a obra inédita da artista multimídia Josely Carvalho, que irá instigar o público a refletir através do olfato. Para a instalação Entre os Cheiros da História, a artista desenvolveu novos cheiros, em parceria com a Givaudan Brasil, maior casa da fragrância do mundo, que seriam encontrados dentro dos canhões expostos no pátio do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. A exposição aconteceria de abril a agosto deste ano, porém, teve seu rumo alterado devido à pandemia do novo coronavírus e agora a artista através de seu blog convida seus leitores a refletir como os Cheiros da História se misturam aos Cheiros da Pandemia.

Na plataforma interativa no site da artista, a cada 15 dias Josely lança um novo cheiro, totalizando os 15 originais. Serão apresentados os seguintes cheiros: Ausência, Lacrimae, Persistência, Medo, Morte, Mar, Invasão, Anoxia, Ilusão, Mata, Boca de Fogo, Poeira, Incensum e Abricó de macaco/bola de canhão, desenvolvidos em parceria com Leandro Petit, perfumista da Givaudan. A ideia é que as pessoas contem como elas imaginam os cheiros de cada um destes temas.

Josely foi afetada pessoalmente pelo coronavírus e relata a situação em seu site, descrevendo a perda de paladar e olfato, características essenciais para o seu trabalho. Como inspiração, ela se apropriou dos canhões como recipientes de memórias olfativas - memórias daqueles que na nossa história foram penetrados por estes objetos de morte. Já para a exposição virtual, a artista questiona: “ontem, os canhões atiravam bolas de ferro, atingindo e ferindo corpos na insensatez da colonização, da exploração, das invasões e das guerras, trazendo a sensação de medo e pânico. Hoje, quem nos traz essas sensações é o COVID-19, que nos levou ao isolamento, nos distanciou daqueles por quem temos afeto, e ameaça a cooperação entre a comunidade global provocando o ressurgimento egótico de um nacionalismo”.

A exposição original acontecerá em 2021.

https://www.joselycarvalho.com/blog

Sobre Josely Carvalho

A artista paulistana, radicada em Nova York desde a década de 70, com ateliês na Big Apple e no Rio de Janeiro, traz desde os anos 60 a mulher como protagonista de sua obra. “O masculino habitava as beiradas da narrativa. Agora, com esta intervenção, adiciono em meu vocabulário imagético o símbolo masculino do poder e da violência. O canhão remete à simbologia da imagem de um pênis ereto, tema recorrente nas culturas antigas e também na psicanálise como signo do poder”, observa a artista.

Sobre a parceria com a Givaudan

As pesquisas da artista ligadas ao olfato datam dos anos 80. Há 10 anos iniciou, com o apoio da Givaudan, a criação de cheiros conceituais. Recentemente, apresentou três exposições com essa abordagem. Diário de Cheiros: Teto de Vidro, em 2018, no Museu de Arte Contemporânea MAC/USP; em 2019, Diário de Cheiros: Affectio, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e no mesmo ano Diário de Cheiros: Anoxia no Harvestworks em Nova York. Também em 2019 recebeu em Amsterdam o prêmio internacional Art and Olfaction Sadakichi Award, na categoria obra olfativa experimental, com a instalação Resiliência, segmento da exposição Teto de Vidro. Os cheiros que compõem a instalação foram desenvolvidos em parceria com Leandro Petit, perfumista da Givaudan.

Josely ressalta que a arte contemporânea tem privilegiado os sentidos da visão e da audição, mas o olfato tem sido pouco inserido no cânone. “As pesquisas científicas dirigidas ao olfato são relativamente recentes, reforçando a pouca informação e até mesmo apresentando um certo desconforto no público. Recentemente, iniciou- se uma nova etapa onde a informação das novas descobertas têm levado empresas a incorporar o olfato como parte essencial de um novo marketing, já saturado visualmente e sonoramente. Porém, na arte contemporânea, o olfato como criação ainda engatinha”, observa.

Sobre a Givaudan

A Givaudan é a líder global na criação de aromas e fragrâncias. Em estreita colaboração com parceiros de alimentos, bebidas, produtos de consumo e fragrâncias, a Givaudan desenvolve sabores e aromas que encantam os consumidores de todo o mundo. Com uma paixão por entender as preferências dos consumidores e um impulso incansável para inovar, a Givaudan está na vanguarda da criação de aromas e fragrâncias que 'aguçam seus sentidos'. A Companhia alcançou vendas de CHF 5,5 bilhões em 2018. Sediada na Suíça, com presença local em mais de 145 localidades, a Companhia possui quase 13.600 funcionários em todo o mundo. Givaudan convida você a descobrir mais em www.givaudan.com

Sobre Givaudan Fragrances

A Givaudan é apaixonada por perfumaria e dedica-se a combinar criatividade e inovação para criar belas fragrâncias. Com a maior equipe de perfumaria do setor, a Givaudan contribui para tornar a vida agradável e memorável através de experiências únicas de perfume para clientes de todo o mundo. Atualmente presente em todos os principais mercados, a Givaudan se esforça para oferecer fragrâncias para cuidados pessoais, domésticos e de lavanderia, bem como perfumes de nicho. Nossos clientes se beneficiam da experiência da Givaudan em três áreas de negócios: fragrâncias finas, produtos de consumo e ingredientes de fragrâncias e cosméticos.


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