Brasil,

Copart alerta usuários sobre sites de leilões fake

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Luiz Pinho da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Dicas ganham ainda mais relevância no atual momento, em que volume de golpes dispararam desde o início da pandemia, quando os leilões online se transformaram no principal canal de venda. Golpistas usam marcas de empresas idôneas e valor bem abaixo do mercado para atrair as vítimas

Imagine encontrar um anúncio de leilão online do carro, moto ou caminhonete que você sempre sonhou por menos da metade do valor de mercado. Tal proposta costuma chamar atenção da grande maioria das pessoas desavisadas que acessam o link para fazer o cadastro.

Daí em diante, essas pessoas começam a receber mensagens via aplicativo ou e-mail de que o pagamento deveria ser feito o mais breve possível, para não perder a oportunidade. A ansiedade gerada pelo desejo de realizar um sonho, quase impossível, acrescentada da falta de conhecimento das pessoas em como funciona o leilão online de automóveis, fazem com que muitas pessoas caiam em armadilhas como essa.

Atenta à quantidade de golpes observados desde o início da pandemia, a Copart - principal organizadora de leilões extrajudiciais presenciais e online de veículos no Brasil - reforça as dicas para os consumidores não serem lesados.

Adiel Avelar, presidente da Copart no Brasil, observa que a pandemia e o consequente isolamento social levaram o comércio, as lojas de veículos e as concessionárias a baixarem as portas. Esse cenário impulsionou os leilões online como os principais canais de venda. "Antes da pandemia, cerca de 70% das vendas eram feitas pela internet. Agora, esse número ultrapassa os 90%. Já a quantidade de participantes em cada leilão, que era de 7.500 pessoas, passou para mais de 10.000 pessoas", explica o executivo.

"Acreditamos que, diante da consolidação dos leilões online como um canal de vendas eficiente e com capacidade de ampliar exponencialmente a base de consumidores interessados pelos lotes postos à venda numa plataforma virtual, os fraudadores podem ter identificado esse movimento como uma oportunidade para ludibriar a maior quantidade consumidores e aplicar golpes", conclui Avelar.

De acordo com a companhia, os interessados devem desconfiar de valor extremamente baixo do veículo. Criminosos costumam hospedar seus sites fora do Brasil. Portanto, confira se o endereço do site tem a terminação ".com.br". Neste modelo de negócios, não há vendas sem o leilão e é importante ficar atento às fotos de divulgação. Empresas oficiais colocam suas logos e endereço do site oficial nas imagens dos carros.

Confira algumas dicas para não cair em golpes:

• Se o valor do veículo for muito abaixo do mercado, desconfie;

• Observe o link do site, caso a URL termine em ".com/br" ou ".com", fuja. Os sites verdadeiros são brasileiros e terminam em ".com.br";

• Confira o endereço dos pátios e visite-os quando isso for permitido;

• Nunca faça uma compra sem visitar o pátio e conhecer o veículo;

• As empresas organizadoras de leilão não fazem venda direta. Sempre há o pregão;

• Observe as fotos dos veículos. No site oficial da Copart, a marca da Copart consta no canto inferior direito da imagem e sobre a placa do carro;

• A Copart não contata seus clientes pelo whatsapp ou redes sociais.

Sobre a Copart

A Copart é uma empresa multinacional norte-americana com ações na NASDAQ e presente em onze países nas Américas, Europa e Ásia. Presente no Brasil desde 2012, a atuação da Copart é voltada à organização de leilões extrajudiciais de veículos. Com foco em seguradoras, financeiras, bancos e locadoras, a Copart emprega as mais altas tecnologias, inovação e melhoria constante de processo para garantir menor cycle time, rápida monetização do bem e maior rentabilidade ao cliente. Atualmente a empresa mantem 12 pátios nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e Centro-Oeste do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar