Brasil,

Maternidade: mitos e verdades sobre o pré e pós-parto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Tsubauchi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com Crédito: pixabay.com

Especialista esclarece algumas das principais dúvidas das futuras mamães

Durante todo o período da gestação até o pós-parto, o corpo da mulher passa por algumas transformações e situações que podem trazer muitas dúvidas às mães, principalmente para aquelas de primeira viagem. Além disso, nesse período, surgem muitas dúvidas e questionamentos que ajudam a aumentar a insegurança em torno do parto. Para tentar esclarecer alguns pontos, o coordenador do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher do Hospital Santa Cruz, o ginecologista e obstetra Dr. André de Paula Branco (CRM-PR 18.011, RQE 11.804), preparou uma pequena lista de mitos e verdades:

Toda gestante precisa tomar vitaminas?

Mito. O uso de vitaminas ajuda muito no pré-natal e algumas podem faltar no processo de gestação do bebê. Mas, não dá para afirmar que é obrigatório para todas as mulheres. Quando há uma carência especial, é necessário fazer uma reposição individualizada de cada vitamina faltante.

Os enjoos só ocorrem no primeiro trimestre?

Mito. Os vômitos e as náuseas podem acontecer durante toda a gestação, porém são mais comuns no primeiro trimestre por conta de algumas alterações hormonais, em especial do HCG. A tendência é diminuir após a 12ª ou 14ª semana. Mais para frente, já no final da gravidez, muitas mulheres sentem náuseas e vômitos por outros motivos, como por exemplo, refluxo devido ao tamanho do útero que passa a comprimir o estômago.

Grávidas têm mais cáries?

Mito. Não há nenhum estudo que comprove o aparecimento de cáries durante a gravidez.

Elas também têm mais chances de desenvolver hemorroidas?

Verdade. Durante a gestação, o útero se transforma em um órgão cada vez maior, que vai comprimindo os vasos sanguíneos da região pélvica. Isso dificulta a circulação do sangue, favorecendo a dilatação dos vasos, o que causa as varizes que dão origem às hemorroidas.

E sofrer com prisão de ventre?

Verdade. O processo de digestão se torna mais lento durante a gravidez e há uma tendência em fazer constipação intestinal. Quando necessário, o médico pode receitar alguns medicamentos que ajudam na digestão, tanto durante a gravidez como no pós-parto.

É obrigatório usar cinta no pós-parto?

Mito. A cinta pode ser um instrumento de apoio para algumas mulheres por uma questão de adaptação. Algumas pacientes se sentem mais seguras com a cinta, por dar sustentação e diminuir a sensação de desconforto pós-cirúrgico, geralmente no caso das cesarianas.

A mulher pode engravidar novamente amamentando?

Verdade. É realmente mais difícil a mulher engravidar enquanto amamenta devido aos níveis elevados do hormônio prolactina, que proporciona a lactação. Mesmo assim, não é confiável acreditar que não vai ocorrer, pois a amamentação pode durar meses e os níveis de hormônios são variáveis. Nesse caso, se a paciente não deseja engravidar novamente, é preciso utilizar métodos preventivos.

É normal sangrar após o parto normal?

Verdade. Sangrar no pós-parto é natural nos primeiros dias, mas vai diminuindo ao longo do tempo. Isso ocorre porque há uma perda sanguínea em virtude da saída da placenta e do útero, por um determinado tempo, ainda sangra, porém a perda de sangue é controlada por fatores musculares e hormonais, impedindo que haja um sangramento exagerado.

É normal sentir dor nas primeiras relações sexuais?

Verdade. O corpo da mulher está em recuperação nos primeiros 40 dias. Então, há desconforto sim nas primeiras relações sexuais, principalmente se for nesse período inicial. Não é proibido, mas sim desaconselhado. Se dois ou três meses após o parto a dor ou desconforto permanecer, é necessário investigar.

O formato da barriga implica ou traz riscos para a gravidez?

Mito. O formato ou altura da barriga são subjetivos – muito baixa, muito alta, quadrada –, não conseguimos supor um diagnóstico apenas olhando as características da barriga da paciente.

Grávida não pode pintar os cabelos?

Verdade. Há muitos produtos que possuem componentes de risco e elementos tóxicos para a gravidez e para a formação do bebê. É imprescindível que a gestante converse com o seu obstetra sobre fazer a tintura no cabelo, pois deve haver consenso entre o médico e a paciente.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento, Checkup e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar