Brasil,

Clássico sobre a história da Bahia ganha edição comemorativa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianka Saccoman
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Obra de Luís Henrique Dias Tavares chega a sua 12ª versão, evidenciando a notabilidade da região na construção Brasil contemporâneo

Referência obrigatória quando o assunto é a terra de todos os santos, História da Bahia, de Luís Henrique Dias Tavares (1926-2020), chega à sua 12ª edição, em comemoração aos 60 anos de sua publicação original, em versão revista e ampliada, numa coedição da Editora Unesp e Edufba. Esta obra clássica, escrita originalmente em 1959, é um dos melhores caminhos para entender o papel fundamental que exerce a região na vida nacional, desde o descobrimento até o término do segundo mandato de Antônio Carlos Magalhães no final do século passado.

De modo didático e com linguagem de fácil compreensão, o livro apresenta de forma crítica a história da Bahia, aliando um alto teor informativo com uma preocupação permanente relacionada a conceitos, definições e classificações. Ao final de cada um dos 26 capítulos, uma leitura sugestiva conduz ao âmago do tema tratado, seja lembrando a fundação de Salvador e os conflitos com a colônia ou os problemas de uma economia agrária voltada para a exportação e baseada no trabalho escravo ou a constituição de 1946. Além dos fatos, Luís Henrique Dias Tavares disseca também personagens como padre Manuel da Nóbrega, Mãe Menininha de Gantois, Gregório de Matos, Cipriano Barata, Castro Alves, Otávio Mangabeira e Anísio Teixeira.

Para isso, percorre importantes passagens que, sob diferentes ângulos, ajudam a desvendar as características culturais e históricas do primeiro estado brasileiro, essenciais para compreender a formação do Brasil contemporâneo.

Como comenta o historiador e professor Carlos Guilherme Motta, nas orelhas da obra, “o leitor notará, ainda, a existência de capítulos antológicos, especialmente os que focalizam, na Bahia, a Independência e a República, em 1889, bem como a República do Estado Novo e a da Constituição de 1946 naquele Estado. Nessas páginas, Luís Henrique abre novos ângulos para entendermos a história presente”.

“A reedição atualizada desta obra do professor Luís Henrique traz um sopro novo nos estudos históricos de cunho regional. Pois não se limita à visão regionalista banalizada, ao integrar essa ‘regionalidade’, ou melhor, a historicidade própria desse complexo histórico-cultural nas linhas fortes de nossa desigual formação histórica – por assim dizer – nacional. Que está sendo reavaliada, em vários quadrantes, por historiadores atentos e pela nova sociedade civil”, afirma o professor da USP e do Mackenzie.

Sobre o autor – Luís Henrique Dias Tavares nasceu em Nazaré, no recôncavo da Bahia, em 1926, e faleceu em Salvador, em 2020. Foi professor emérito da Universidade Federal da Bahia e professor titular aposentado do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Fez pós-doutorado na Universidade de Londres e foi membro da Academia de Letras da Bahia e do Conselho Estadual de Cultura.

Título: História da Bahia – 12ª edição
Autor: Luís Henrique Dias Tavares
Número de páginas: 552
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$ 90,00
ISBN: Editora Unesp 978-85-393-0822-4 | Edufba 978-85-232-1942-0

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar