Brasil,

Fique atento com as vacinas dos animais de estimação

Fique atento com as vacinas dos animais de estimação - banco de imagens - freepik Fique atento com as vacinas dos animais de estimação - banco de imagens - freepik

Apesar da pandemia de Covid-19, é essencial manter em dia cartão de vacinação do seu pet

Assim como nós, os animais de estimação também precisam ser vacinados. Um dos fatores mais importantes para o cuidado com a saúde desses animais, a vacinação é responsável por manter a saúde e o bem estar dos nossos amiguinhos e dos seus tutores, pois algumas das doenças que as vacinas protegem são transmissíveis aos seres humanos.

Conforme explica a Médica Veterinária Tatiane Manzano, responsável técnica da Animed Hospital Veterinário, para garantir a saúde dos pets, é necessário que as vacinas sejam aplicadas seguindo o calendário de vacinação. Uma das vacinas disponíveis, em caráter não obrigatório, é a que protege contra o Coronavirus Canino.

Durante a pandemia de Covid-19, para evitar a disseminação da doença e manter o necessário afastamento social, os hospitais veterinários vem oferecendo atendimento em domicílio. “Basta o tutor ligar para a Animed que agendamos um horário para o médico veterinário realizar a vacinação em casa”, destaca.

Tatiane Manzano ressalta a importância de manter o calendário de vacinas dos pets em dia. “Prevenir é sempre a melhor opção, por isso as vacinas são de extrema importância para fazer com que os animais de estimação tenham uma vida longa e saudável. Essa é a primeira medida para que o filhote possa conviver com outros animais e com o mundo exterior. A vacinação é um dos principais cuidados relacionados a posse responsável”, afirma a médica veterinária.

Para os tutores que, devido ao afastamento social, perderam a data prevista para a vacinação, Tatiane dá a dica. “Dependendo do tempo de atraso da vacina do pet, o ideal é fazer exames que mostrem o quanto o animal está imunizado, para decidir qual o melhor protocolo e ser utilizado”. A médica veterinária informa que a Animed conta com um programa que avisa os tutores quando o animal deve ser vacinado. “Quando esta chegando o dia previsto para a vacinação, entramos em contato para que o tutor possa se programar e não deixar seu pet ficar desprotegido”.

Sobre a idade correta para vacinar os pets, Manzano esclarece quais são as vacinas que integram o calendário de vacinção de cães e gatos.

Conforme aponta a veterinária, os protocolos são diferentes para cães e gatos. As vacinas de cães são as polivalentes (V8 ou V10) que imunizam contra: Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Parainfluenza Canina e Leptospirose. Esta vacina, além da anti-rábica, são de caráter obrigatório. Há ainda outras vacinas que não são de obrigatórias, como a que previne doenças como Giardia, Gripe Canina e Leishmaniose - vacinação extremamente útil quando o cão mora em uma região endêmica para a doença.

Para os gatos, estão disponíveis a a anti-rábica, a vacina quádrupla, que imuniza contra Panleucopenia, Calicivirose, Rinotraqueíte e Clamidiose; e a quíntupla que protege contra todas as anteriores mais a Leucemia Felina.

O esquema de vacinação pode variar de acordo com o orientações do médico veterinário, mas em geral é o seguinte:

- Cães Filhotes - Entre 6 e 8 semanas, primeira dose da vacina polivalente (V8 ou V10), com intervalo de 3 semanas entre cada dose, totalizando 4 doses. A partir de 12 semanas, dose única de vacina anti-rábica. A partir de 16 semanas, primeira dose de giárdia e gripe com intervalo de 3 semanas entre cada dose, totalizando 2 doses. Leishmaniose, primeira dose, com intervalo de 3 semanas entre cada dose, totalizando 3 doses. Depois, o animal deve ser submetido a doses únicas anuais de reforço.
- Cães adultos - Primeira dose de vacina polivalente (V8 ou V10), com intervalo de 3 semanas entre cada dose, totalizando 3 doses, mais dose única de anti-rábica. Se o tutor desejar realizar as vacinas de caráter não obrigatório, elas são intercaladas entre a polivalente e aanti-rábica. Após esta fase, o animal deve ser submetido a doses únicas de reforço, anualmente.
- Gatos filhotes - Entre 6 e 8 semanas, primeira dose da polivalente (quádrupla ou quíntupla) com intervalo de 3 a 4 semanas entre cada dose, totalizando 3 doses. A partir de 12 semanas, dose única da vacina anti-rábica. Depois, o animal deve ser submetido a doses únicas anuais de reforço.
- Gatos adultos - Primeira dose da polivalente (quádrupla ou quíntupla), com intervalo de 3 a 4 semanas entre cada dose, totalizando 3 doses, mais dose única de anti-rábica. Após esta fase, o animal deve ser submetido a doses únicas de reforço, anualmente.

O tutor deve ficar atento, pois há algumas contra-indicações para as vacinas. “O que é preconizado é que o animal esteja saudável. Animais que no cio, em gestação ou lactentes, que estejam tomando medicações como antibióticos ou anti-inflamatórios, recém operados também não devem ser vacinados. Por isos é fundamental que somente médicos veterinários apliquem as vacinas, pois este profissional irá avaliar o pet antes de cada vacinação”, ressalta a médica veterinária.

Uma das grandes preocupações de quem tem animais de estimação é o estresse gerado durante a vacinação. O conselho de Tatiane Manzano é que os tutores conversem com o veterinário sobre o comportamento do animal. “Em geral, para cães de pequeno porte, solicito que tutor que segure no colo, como de costume, e aplico a vacina. No caso dos cães de grande porte, é possível aplicar a vacina com o pet no chão, com o tutor segurando firme a guia. Quando necessário maior segurança tanto do médico veterinário, como do tutor, recomendo o uso de focinheiras”.

Os felinos também merecem atenção especial no momento da vacinação. “Os gatos são os que mais se estressam, mas hoje já existem muitas técnicas de “cat friendly”, aponta a veterinária. Entre as estratégias, estão usar música ambiente para acalmar os gatos, consultórios exclusivos para gatos, fazer carinho no ouvido, entre outras. “Dessa maneira, na maioria das vezes, fazer a aplicação da vacina é bem mais tranquilo”, comenta.

Animed Hospital Veterinário

A Animed Hospital Veterinário (Rodovia MG 30, nº 1.851, km 17 - Bairro Ipê - Nova Lima / MG), oferece vários serviços especializados para pequenos animais, com atendimento 24 horas. É o maior hospital veterinário do Estado em estrutura, com 1.200 m², divididos em quatro andares, seis consultórios, dois blocos cirúrgicos com equipamentos de ponta, sala de visita, espaços exclusivos para felinos, estacionamento e hotel.

O hospital, localizado na MG-030, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, conta ainda com uma loja e também faz a entrega de ração e medicamentos para os pets. Os pedidos podem ser feitos das 8 às 20 horas pelo telefone (3581-8030) ou WhatsApp (9.8530-8030).

A maior parte da demanda da Animed Hospital Veterinário é composta por cães (55%), seguido por gatos (35%), os outros 10% são provenientes de outras espécies. O hospital oferece atendimento especializado para animais silvestres, que é feito com agendamento prévio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS