Brasil,

Diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitativas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Rios
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitativas

A escolha da metodologia é um passo importante para o sucesso da Pesquisa de Mercado

Pesquisa qualitativa e quantitativa são métodos complementares para obter dados. A primeira serve para qualificar, ou mostrar, as características de um público -alvo. A segunda, mensura as preferências do consumidor, medindo o nível de satisfação e auxiliando a tomada de decisão com base em dados reais. "Esses dois métodos serão imprescindíveis para embasar suas tomadas de decisões para tirar sua ideia genial do papel" explica Juliana Hendges, especialista em Pesquisa de Mercado, CEO e fundadora da Engaje Pesquisa.

A pesquisa quantitativa é baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. Esse método quantifica os dados para responder um questionamento. Deve ser usado em situações que pretende validar estatisticamente uma hipótese, sem ter que entender as motivações por trás das respostas. Seu principal benefício é entender numericamente o padrão de comportamento do consumidor. "A pesquisa quantitativa ajuda a tomar decisões com grande assertividade. A metodologia usa uma amostragem aleatória, mas composta por um número grande de indivíduos, com perfil de potenciais consumidores do seu negócio, a fim de obter resultados mais próximos da realidade", explica a empresária. A conclusão, ao fim da pesquisa quantitativa, é obtida com estatísticas e percentuais calculados a partir dos números coletados. Trata-se de um modelo capaz de identificar preferências, comportamentos e tendências entre consumidores

É provável que ao falar sobre pesquisa qualitativa venha a sua cabeça a palavra "qualidade" e isso é ótimo, pois assim você pode associar que o qualitativo é o que vai explorar a qualidade dos dados levantados na pesquisa, pois nesta metodologia não se cria métrica, nem usa estatística para comprovar um algo. Assim, você consegue ter uma melhor percepção do mercado, pois ao conversar com um grupo de pessoas, é possível observar o que é atrativo e qual é o motivo de um produto ou serviço chamar a atenção delas. Com as informações obtidas nas pesquisas qualitativas, são reveladas barreiras no comportamento do consumidor ou mesmo problemas estruturais do negócio que antes não tinham sido nem considerados. Essa pesquisa deve ser feita quando é preciso entender o comportamento dos seus consumidores, identificar problemas e desenvolver os métodos corretos de chamar a atenção do seu público. Os dados obtidos nela aparecem no formato de palavras e idéias. Desta forma, encontra-se as motivações por trás de um determinado comportamento ou preferência. A amostra selecionada para uma pesquisa qualitativa é enxuta. São selecionados menos indivíduos em relação à pesquisa quantitativa. "São as pesquisas qualitativas que vão te ajudar a ter esses insights. É importante se resguardar através de pesquisas para garantir o impacto naqueles que devem comprar ou não a sua idéia" finaliza Juliana Hendges.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar