Brasil,

Unidades de medida da elétrica: o que é ampere, volt e watt?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Ienco
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Unidades de medida da elétrica: o que é ampere, volt e watt?

Conhecer as grandezas e unidades elétricas ajuda a fazer escolhas mais certeiras e aumenta a segurança de casas e empresas

Como uma rotina cada vez mais preenchida por aparelhos eletroeletrônicos, nunca estivemos tão cercados de números, unidades de medida e siglas que podem acabar se embaralhando na cabeça de qualquer pessoa.

Se você é apenas um usuário da eletricidade, ou seja, não lida com ela profissionalmente tal como eletricistas, engenheiros e arquitetos, é bastante comum pensar que a compreensão das grandezas elétricas está bem longe das suas prioridades.

No entanto, o conhecimento básico em elétrica pode lhe ajudar a fazer escolhas mais certeiras e criar hábitos mais seguros em casa e no trabalho. Quando se trata deste segmento, uma escolha errada pode implicar em problemas futuros e até mesmo acidentes.

Líder no fornecimento de materiais elétricos, a STECK explica abaixo quais são as principais unidades de medida e como elas ajudam a explicar as grandezas físicas da elétrica:

Ampere

Simbolizado pela letra A, o ampere é a unidade que mede a intensidade da grandeza física corrente elétrica. Como corrente elétrica é o movimento ordenado de elétrons em um condutor. O ampere nos ajuda a compreender a quantidade de carga em movimento em relação a uma unidade de tempo.

Usando uma analogia da hidráulica, é como se a corrente elétrica fosse a quantidade de água (carga) que flui em um cano (condutor) de um ponto a outro. Se monitorarmos a quantia de água que passa em um ponto do cano, saberemos o quanto dela passa a cada segundo naquele local (vazão).

Na elétrica, um ampere equivale a um coloumb (quantidade de carga elétrica) por segundo (quantidade de tempo). Um coloumb equivale a 6.2 milhões de milhões de elétrons.

O nome é homenagem ao físico francês André-Marie Ampère, cujos estudos eletromagnéticos nos ajudaram a compreender melhor a corrente elétrica. É uma das sete unidades básicas do Sistema Internacional de Unidades, ao lado do metro (m), segundo (s), quilograma (kg), kelvin (K), candela (cd) e mol. Delas, derivam-se muitas outras unidades que quantificam os fenômenos da natureza.

Volt

Se retomarmos a analogia hidráulica, para movimentar a água pelo cano, é preciso haver um estímulo, que está associando a uma diferença de potencial energético, ou seja, um desequilíbrio de forças que força o material se movimentar de um ponto a outro.

É por isso que os reservatórios de água costumam ficar em uma altura elevada do solo, pois assim tiramos proveito da força (pressão) exercida pela gravidade, que puxa a água em direção ao solo por conta da diferença de altura entre o reservatório e a torneira.

Na elétrica, a tensão é a força resultante da diferença de potencial elétrico gerada entre dois pontos. É isso que força os elétrons a se movimentarem no condutor, pois as cargas tendem a se mexerem do ponto com maior concentração de elétrons para o menor.

O potencial de transmissão de energia por carga elétrica é medido em volt, a unidade de medida da tensão elétrica – o termo voltagem (assim como amperagem), embora bastante popular, é incorreto. Trata-se uma homenagem ao italiano Alessandro Volta, descobridor da pilha voltaica, precursora da bateria elétrica.

Watt

O watt é a unidade de medida da potência elétrica ou ativa, ou seja, mede a capacidade efetiva de um aparelho transformar a energia elétrica em outra forma em relação a uma unidade de tempo, gerando um trabalho (atendendo uma necessidade).

Quando falamos que um modelo de chuveiro é mais potente que o outro, estamos dizendo que aquele aparelho é capaz de converter mais rapidamente a energia elétrica em térmica, aquecendo uma maior quantidade de água no banho.

Quanto mais energia for transformada em um menor tempo, maior será potência. Um watt equivale a um joule (quantidade) transformado a cada segundo (quantia de tempo).

A unidade de potência homenageia o engenheiro britânico James Watt, cujo melhoramento do motor a vapor foi um dos desencadeadores da Revolução Industrial no século XVIII.

Sobre a STECK

Líder no fornecimento de materiais elétricos para usos residencial, comercial e industrial, a Steck possui mais de 50 linhas de produtos, de acordo com as mais rigorosas normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade, garantindo a posição da marca entre as mais conceituadas do mercado. Presente em 18 países da América Latina, a Steck conta com uma fábrica e um centro de distribuição em São Paulo, uma fábrica em Manaus, uma unidade na Argentina, uma na Colômbia e outra no México. A empresa é vencedora dos principais prêmios do setor elétrico e está presente em todas as fases de uma obra. Hoje, qualquer profissional sabe que é impossível falar em materiais elétricos, sem falar em Steck. Steck. Esta é a sua marca!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar