Brasil,

Ninguém Fica Para Trás: Como Auxiliar Pequenos Fornecedores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssi Kovatch
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

*Mônica Schimenes, CEO da MCM Brand Group

Em um passado remoto, a maioria das empresas conceituadas já foram um pequeno negócio. Visando um cenário no qual é necessário inovar para gerar mais rentabilidade, parcerias entre grandes e pequenos fornecedores foram garantindo novas experiências para alavancar os respectivos empreendimentos.

Hoje, um campo que tem ganhado bastante espaço é a organização de eventos pelos setores de supply chain, no qual grandes empresas oferecem chances para as pequenas apresentarem soluções para seus produtos e/ou serviços. Mesmo existindo uma grande tendência global em implementar esses processos, eles ainda não são praticados na maioria das grandes empresas no Brasil. Para garantir uma relação ideal é necessário seguir algumas características como harmonia e boa comunicação para gerar insights nas transformações dentro dos serviços ofertados.

Os processos de compras recebem mais atenção a partir do cenário atual, onde a tecnologia é vista como aliada. As normas de compliance, por exemplo, evitam equívocos evidenciando transparência e confiança. O adiantamento de pagamento para o parceiro/fornecedor também promove a prestação de serviços com qualidade, minimizando prejuízos e satisfazendo as partes envolvidas. Além disso, incluir princípios de diversidade e inclusão na escolha do fornecedor torna a visibilidade da grande empresa mais atrativa e promissora ao olhar dos clientes.

A MCM, por exemplo, prioriza a inclusão dentro dos prestadores de serviços. Essa preocupação veio anos atrás, quando aprendi que eu também tinha responsabilidades e um propósito maior que o meu negócio. A partir daí, nos associamos e fizemos parcerias com diversas ONGs como, por exemplo, o Integrare (Centro de Integração de Negócios), que nos auxiliou no envolvimento e criação de espaços de equidade, diversidade e inclusão.

Em 2019, anunciamos o lançamento do selo Lado B, que funciona como uma certificação atestando os compromissos como agência por meio de melhores práticas e que assegura ao cliente suas escolhas a favor da diversidade, inclusão e sustentabilidade. Se tornou um compromisso para mim e está ligado diretamente ao trabalho do Integrare.

Durante o período de outubro a dezembro de 2019, alguns eventos receberam a montagem da empresa HG Studio com a maioria dos funcionários sendo ex-detentos buscando recolocação profissional e pessoas com deficiência vindos da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Outro grande exemplo, que me orgulho, são as compras de diversos brindes para as grandes empresas que também compram da gente. Com a FR Brindes, onde adquirimos uma alta quantidade de produtos, conseguimos fazer essa ponte entre o pequeno fornecedor e a grande corporação. É a grande missão das nossas compradoras, buscar fornecedores que precisam desse olhar cuidadoso. Então, como diz Antonio Luiz, Presidente do Integrare: "Façam acontecer! Olhem para esses fornecedores como eles precisam ser olhados e ajude você também nessa jornada".

A importância destas parcerias atinge o setor econômico com velocidade, gerando mais empregos, permitindo representatividade e provocando inovação. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, a cada quatro empresas abertas, uma fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado. Toda vez que uma grande empresa ajuda um pequeno negócio é um mar de possibilidades impulsionando o ecossistema a ser mais lucrativo para todos.

A atitude empreendedora é a única maneira de sobrevivermos mediante ao cenário que estamos vivendo. Não existirão mais empregos como antes, diante disso, as mentorias se fazem eficazes e são capazes de capacitar esses fornecedores. Se cada grande empresa se preocupar e fazer com que esses fornecedores se encontrem e entrem no mercado, elas serão capazes de se desenvolver e de se destacar no meio.

É importante dizer também que quanto mais colaborativos formos e proximidade tivermos com o nosso time e nossos clientes, mais longe chegaremos. A proximidade é importante porque só me oferecerão bons frutos aqueles que me conhecem e sabem da minha necessidade. Então, é imprescindível que mantenhamos contato e tenhamos um olhar humano para as necessidades de todos, nos reinventando e aprendendo cada dia mais.

*Mônica Schimenes, 45 anos, Relações Públicas, é fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Foi eleita "Mulher Empreendedora Global do Ano" pela WEConnect International, reconhecida como empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa Winning Women da EY. Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Nextel, Dell, Unilever e outros. Em 2019 realizou importantes palestras, como ‘O Feminino da voz’ que trata de empoderamento feminino, para adolescentes da periferia de SP, e ‘Todos os tons da inclusão’ que trata de diversidade no II Fórum Mundial Niemeyer. É cantora, casada e mãe do Leonardo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar